Últimas Notícias

[5]

Bonobos machos são mais agressivos do que chimpanzés machos, aponta estudo

Bonobos machos mais agressivos e "brigões" parecem ser mais populares entre as fêmeas. 

 
Nossos parentes hominídios mais próximos ainda vivos são primatas do gênero Pan, especificamente os bonobos (Pan paniscus) e chimpanzés (Pan troglodytes). Popularmente, esses dois primatas são considerados lados opostos de uma mesma moeda: bonobos adultos são "paz e amor" e chimpanzés adultos são "pró-guerra". E não apenas no meio popular, mas também no meio acadêmico esses primatas são considerados opostos em termos comportamentais e usados como modelo comparativo para investigação do paradoxal comportamento humano entre violência e paz. De fato, chimpanzés machos sexualmente coagem fêmeas e às vezes matam membros da mesma espécie, enquanto bonobos exibem menos coerção sexual e tipicamente não [ou nunca] matam membros do mesmo grupo. Uma famosa proposta científica que tenta explicar essas diferenças comportamentais é a Hipótese da Auto-Domesticação, sugerindo prejuízos adaptativos da alta agressividade em machos de bonobos.


Porém, um estudo publicado esta semana no periódico Current Biology (Ref.1) mostrou que machos de bonobos frequentemente engajam em comportamento agressivo dentro da própria comunidade, e a taxas significativamente maiores do que chimpanzés machos. Além disso, fêmeas de bonobos parecem preferir machos mais agressivos, e estes parecem exibir maior sucesso reprodutivo (assim como observado em chimpanzés). Por outro lado, a alta agressividade dos bonobos não é orientada contra fêmeas e não parece resultar em ataques violentos, evitando mortes.


"Chimpanzés e bonobos usam agressão de diferentes modos para razões específicas," disse em entrevista a antropóloga e autora principal do novo estudo, Dra. Maud Mouginot, da Universidade de Boston, EUA (Ref.2). "A ideia não é invalidar a imagem de bonobos como pacíficos - a ideia é que existe muito mais complexidade em ambas as espécies."


- Continua após o anúncio -


Chimpanzés e bonobos são dois primatas hominídeos próximo-relacionados que habitam florestas, apesar da ocupação geográfica dos chimpanzés englobar uma variedade maior de condições ecológicas. Ambas as espécies vivem em comunidades com várias fêmeas e vários machos e com um alto grau de dinâmicas de fissão-fusão, cujos membros compartilham regiões de habitação comum e regularmente se dividem em unidades sociais menores de composição variável chamadas de "partidos". Machos de ambas as espécies são filopátricos (!) e exibem hierarquias de dominância linear, com machos de maior status social se acasalando em maior frequência com fêmeas potencialmente férteis do que machos de baixo status social.


----------

(!) Filopatria é o comportamento do indivíduo de permanecer e se reproduzir dentro de seu território, área ou grupo natal.

----------


Apesar dessas similaridades, bonobos e chimpanzés também exibem pelo menos duas diferenças comportamentais críticas que potencialmente influenciam a ocorrência diferencial de coalizões de machos durante conflitos: potencial de monopolizar fêmeas e relações de dominância intersexual. Chimpanzés são patriarcais, formando coalizações apenas com machos que patrulham o território e que reagem violentamente quando se deparam com estranhos ou clãs vizinhos. Apesar de casos de adoção entre indivíduos de diferentes grupos serem observados (1), encontros intergrupais entre chimpanzés tipicamente não são possíveis e podem resultar em extrema violência e mortes.


Bonobos são bem mais pacíficos nesse sentido, e suas sociedades são dominadas por fêmeas. Interações entre comunidades distintas de bonobos são comuns - e frequentemente marcadas por entusiásticas exibições de atividade sexual. Embora conflitos estejam longe de ser anomalias nos grupos de bonobos, registros científicos não reportam encontros letais entre indivíduos dessa espécie. Em outras palavras, bonobos não parecem 'assassinar' outros bonobos. E durante encontros intergrupais de bonobos, taxas de agressão entre machos aumentam, mas membros de diferentes comunidades podem ficar juntos por vários dias, engajando em comportamentos cooperativos e de afiliação.


A cooperação entre machos são maiores nos chimpanzés do que nos bonobos. Enquanto nos bonobos as fêmeas tendem a formar mais coalizações com machos e laços sociais mais fortes com outras fêmeas e machos, nos chimpanzés a coesão social é mais forte exclusivamente entre machos. Benefícios adaptativos a partir de interações entre machos - incluindo comportamento homossexual (2) - parecem ser maiores em chimpanzés comparado a bonobos.


Leitura recomendada:


Cientistas têm proposto que os bonobos, assim como cães, se tornaram mais amigáveis ao longo do tempo através de domesticação. Mas enquanto os humanos artificialmente selecionaram contra traços agressivos durante a domesticação dos cães (Canis familiaris) a partir de lobos-cinzentos (Canis lupus), mudanças similares teriam ocorrido naturalmente em bonobos, em um processo conhecido como "auto-domesticação" (3-4).


Chimpanzés machos são fisicamente brutais contra fêmeas, coagindo-as para o ato sexual, algo que pode garantir mais oportunidades para os machos se acasalarem e passar para as próximas gerações traços de alta agressividade e violência. Caso bonobos tenham se auto-domesticado ao longo do percurso evolucionário de divergência entre as duas espécies, é esperado que machos agressivos tenham um menor potencial de sucesso reprodutivo em relação a membros mais pacíficos.


- Continua após o anúncio -


O novo estudo resolveu investigar mais a fundo a hipótese da auto-domesticação e é o primeiro trabalho a comparar diretamente o comportamento dessas duas espécies (bonobos e chimpanzés) usando o mesmos métodos de campo. Os pesquisadores focaram na agressão de machos, a qual está frequentemente ligada à reprodução - mas também alertaram que fêmeas de ambas as espécies não são passivas, algo que requer mais investigação futura.


Para comparar as características agressivas entre bonobos e chimpanzés, os pesquisadores analisaram as taxas de agressão dos machos em três comunidades de bonobos na Reserva dos Bonobos Kokolopori, na República Democrática do Congo, e duas comunidades no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia. No geral, eles acompanharam diariamente todo o período de atividade [despertar até o sono] de 12 bonobos e 14 chimpanzés com idade igual ou maior a 12 anos. No total, foram >2000 horas de acompanhamento para os bonobos e >7000 horas de acompanhamento para os chimpanzés. Todas as vezes que um primata atacava ou partia para cima de um adversário, ou estava recebendo tais agressões, os pesquisadores registravam e detalhavam o evento (ex.: se envolvia empurrões e mordidas ou simples perseguição).


Para a surpresa dos pesquisadores, os resultados das análises dos dados acumulados mostraram que os bonobos engajavam em interações agressivas 2,8 vezes mais do que chimpanzés, e em agressões físicas com uma taxa 3 vezes maior.


Enquanto bonobos machos eram quase exclusivamente agressivos contra outros machos, chimpanzés eram mais prováveis de agir agressivamente contra fêmeas. Aliás, os machos de bonobos analisados eram muito mais prováveis de receber ataques agressivos de grupos de fêmeas dominantes. E corroborando estudos prévios, agressão de chimpanzés era mais muito provável de envolver coalizões de machos (>13% vs. 1% das agressões de bonobos). 


Segundo os autores do novo estudo, essas coalizões podem ser uma das razões do porquê agressão é menos frequente entre chimpanzés. Altercações envolvendo grupos de machos possuem o potencial de causar mais lesões e potencialmente mortes, e brigas dentro de uma comunidade podem também atrapalhar a habilidade de unir os indivíduos machos para lutar contra outros grupos de chimpanzés. Bonobos não possuem esse problema, já que a maioria das disputas agressivas mostraram envolver combates de 1 contra 1, com lesões insuficientes para resultados letais a curto prazo, e aparente ausência de comportamento territorial (tornando menos prováveis confrontos entre comunidades). Devido ao potencial alto custo das agressões internas no contexto das coalizações, machos de chimpanzés podem ficar menos tentados a iniciá-las.


Leitura recomendada:


E essas diferenças comportamentais entre as duas espécies de primatas fazem sentido em termos geográficos. Chimpanzés ocupam grandes faixas da África Central, incluindo áreas montanhosas onde precisam competir recursos alimentares e territórios com gorilas. Bonobos, por outro lado, vivem em porções relativamente isoladas da Bacia do Congo que não possuem montanhas e, consequentemente, nenhum gorila. Como resultado, chimpanzés eventualmente se dividiram em pequenas comunidades e começaram a competir por recursos, e bonobos ficaram livres para coletar alimento em grandes e estáveis grupos sociais. Os grandes e coesos grupos de bonobos podem ter permitido que as fêmeas construíssem alianças de longo prazo, eventualmente ascendo como membros dominantes.


E falando em fêmeas, os resultados do estudo também trouxeram outra surpresa: assim como observado em chimpanzés, machos de bonobos mais agressivos exibiram maior sucesso reprodutivo. Entre os machos de bonobos analisados, 80% das paternidades pertenciam a apenas 2 machos com as maiores taxas de agressão física. Porém, enquanto chimpanzés formavam coalizões que forçavam as fêmeas a se acasalarem, entre os bonobos as fêmeas dominantes exibiam uma preferência pelos machos mais agressivos.


Esse último achado entra, à princípio, em parcial conflito com a hipótese da auto-domesticação, cuja ideia central sugere que fêmeas de bonobos irão preferir machos menos agressivos. Por outro lado, é possível que o traço de baixa agressividade dos machos contra fêmeas seja aquele selecionado durante o processo de auto-domesticação, com os grupos femininos dominantes controlando o nível de agressividade dos machos e permitindo interações agressivas e limitadas [em termos de violência] apenas contra outros machos. Aliás, o fato dos bonobos machos serem pouco agressivos contra fêmeas e raramente força-las em atividades sexuais - mesmo possuindo um maior porte corporal - corrobora uma predição da hipótese.


O estudo possui significativas limitações. Primeiro, os pesquisadores não conseguiram avaliar a severidade das interações agressivas em termos de lesões e outros danos no corpo. Evidências de estudos prévios apontam maiores taxas de traumas corporais nos chimpanzés do que nos bonobos. Segundo, faltam investigações mais detalhadas sobre o grau de planejamento das interações agressivas nessas duas espécies [ações proativas ou reativas]. Terceiro, é incerto se os dados coletados refletem as interações de outras subespécies de bonobos e chimpanzés, ou mesmo de outras comunidades. Os pesquisadores querem agora coletar dados de mais grupos desses primatas em outras áreas geográficas usando a mesma metodologia de análise comparativa.


Porém, as observações preliminares reportadas no novo estudo não suportam a noção de que bonobos são menos agressivos do que chimpanzés como regra, e apontam um espectro comportamental bem mais complexo e cinza entre as duas espécies do que antes pensado. Agressão parece fazer parte importante do repertório comportamental dos bonobos.


REFERÊNCIAS

  1. Mouginot et al. (2024). Differences in expression of male aggression between wild bonobos and chimpanzees. Current Biology. https://doi.org/10.1016/j.cub.2024.02.071
  2. https://www.eurekalert.org/news-releases/1040107
  3. https://www.science.org/content/article/bonobos-hippie-chimps-might-not-be-so-mellow-after-all
  4. Surbeck et al. (2017). Comparison of male conflict behavior in chimpanzees (Pan troglodytes) and bonobos (Pan paniscus), with specific regard to coalition and post-conflict behavior. American Journal of Primatology, Volume 79, Issue 6, e22641. https://doi.org/10.1002/ajp.22641
  5. https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/24576/1/1005534.pdf

Bonobos machos são mais agressivos do que chimpanzés machos, aponta estudo Bonobos machos são mais agressivos do que chimpanzés machos, aponta estudo Reviewed by Saber Atualizado on abril 18, 2024 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]