Cientistas revelam a mais antiga estrutura de madeira conhecida, e não foi feita por nossa espécie
Figura 1. Estrutura de madeira descrita, mostrando várias assinaturas de corte e de processamento por humanos. |
Há quase 500 mil anos, antigos humanos (Homo), antes mesmo da emergência da nossa espécie (H. sapiens), estavam construindo estruturas com madeira. O notável achado foi publicado no periódico Nature (1). A estrutura de madeira foi encontrada na Zâmbia, África, e data de pelo menos 476 mil anos atrás. Para a datação das peças de madeira, os pesquisadores usaram a técnica de luminescência sobre minerais associados.
Análise dos pesquisadores mostrou que ferramentas de pedra foram usadas para esculpir e juntar dois pedaços de madeira - em um fenda de junção - para a construção de uma estrutura, provavelmente a fundação de uma plataforma ou parte de uma casa.
Figura 2. Time de escavação revelando a estrutura de madeira. |
Essa é a mais antiga evidência do uso de madeira para a construção de estruturas, não apenas produção de fogo, ferramentas de cavar e lanças. Isso aponta que outra espécie humana mais antiga do que o H. sapiens incluía habilidosos "marceneiros". Outras ferramentas de madeira também foram encontradas no local, incluindo cunhas e ferramentas de cavar.
É incerta a espécie humana responsável pelos artefatos. Poderia ser um ancestral direto do H. sapiens? Fica também a sugestão de leitura: Cientistas revelam potencial ancestral direto dos humanos modernos
(1) REFERÊNCIA
- Barham et al. (2023). Evidence for the earliest structural use of wood at least 476,000 years ago. Nature. https://doi.org/10.1038/s41586-023-06557-9