Potencial nova espécie humana (Homo) descoberta na China
Um osso da mandíbula encontrado no leste da China e datado em ~300 mil anos atrás complementou outros fragmentos cranianos de um indivíduo juvenil de 12-13 anos de idade trazendo uma mistura de traços arcaicos e modernos no espécime (HLD 6). O achado foi reportado e descrito no periódico Journal of Human Evolution (Ref.1)
Enquanto certos traços anatômicos da mandíbula são similares àqueles de outras espécies de humanos arcaicos (ex.: Homo erectus), como um grosso osso ao longo da linha mandibular e ausência de queixo (1), outros traços são típicos de humanos modernos, como uma estrutura óssea mais fina que anexa a mandíbula ao maxilar.
Os achados trazem ainda mais complexidade à conturbada evolução humana associada ao período do Pleistoceno Médio, e sugerem que morfologias típicas de humanos modernos já estavam presentes antes da chegada da nossa espécie no Leste Asiático. Mais fósseis são necessários para entender os humanos que habitavam Hualongdong, assim como a precisa posição filogenética.
Seria possível que esses humanos representaram ancestrais do nossa espécie (2) ou apenas uma ramificação eventualmente extinta como os Neandertais?
(1) Sim, queixo é uma estrutura única da nossa espécie, e é um dos traços imediatos usados para diferenciar fósseis de humanos (arcaicos e modernos). Entenda: Por que temos um queixo?
(2) Essa polêmica hipótese ("origem na Ásia do Homo sapiens") é polêmica e pouco aceita. Praticamente todas as evidências (fósseis, arqueológicas e genômicas) apontam na África. Fica a sugestão de leitura:
REFERÊNCIAS