Últimas Notícias

[5]

Cientistas confirmam partenogênese em crocodilianos: "A vida sempre encontra um meio"

 Figura 1. Crocodilo-Americano adulto.

Cientistas confirmaram o primeiro caso conhecido de partenogênese ("reprodução virgem") em crocodilianos. No caso, em um crocodilo da espécie Crocodylus acutus. Aliás, o achado suporta um dos argumentos do filme [e obra literária associada] Jurassic Park (1993)!


- Continua após o anúncio -


O achado foi reportado no periódico Biology Letters (1). Feto de um crocodilo-Americano fêmea (C. acutus) exibiu DNA >99,9% idêntico ao da mãe, e com ausência de alelos paternos no genótipo. A fêmea-mãe tinha 18 anos de idade e era mantida isolada desde os 2 anos de idade. Um total de 7 ovos férteis foram gerados por via assexuada.


Entre os ovos férteis, um deles exibiu um feto totalmente formado, mas que não sobreviveu até a eclosão (Fig.2). DNA da fêmea-mãe foi comparado com DNA extraído do músculo cardíaco do feto.


Figura 2. Feto natimorto partenogênico de crocodilo-Americano.


O mecanismo partenogênico no caso foi automixia (fusão de núcleos ou gametas derivados de um mesmo indivíduo) com fusão terminal e retenção de aproximadamente 3% de heterozigosidade materna.


O crocodilo-Americano é um réptil de grande porte e tolerante a águas salgadas, ocorrendo do sul dos EUA (Flórida) até o Norte da América do Sul (Colômbia, Venezuela e Peru). Encontra-se vulnerável em termos de conservação ambiental.


Em crocodilianos, não existem cromossomos sexuais, e o sexo é determinado pela temperatura de incubação dos ovos. No C. acutus, fêmeas emergem (100%) com temperaturas <30°C e >33°C, e machos em torno de 31,5°. Padrão similar é observado em várias outras linhagens de répteis, como tartarugas, lagartos e tuatara (2).


Partenogênese facultativa - onde animais se reproduzem sexualmente e assexualmente - têm sido reportada em várias linhagens de vertebrados, como aves, peixes, lagartos e cobras (3).


A confirmação desse traço em duas linhagens extremas dentro do clado dos arcossauros (crocodilos e aves) (4) sugere que a partenogênese ocorre desde o ancestral comum desses animais. Isso implica que partenogênese potencialmente ocorria em répteis extintos, como dinossauros não-aviários e pterossauros.


Para mais informações:


Uma curiosidade nesse sentido é que no filme Jurassic Park, todos os dinossauros do parque eram fêmeas, e, mesmo assim, estavam conseguindo se reproduzir. "A vida sempre encontra um meio"... frase famosa no filme que pode ser cientificamente justificada com partenogênese facultativa.


(1) REFERÊNCIA

Cientistas confirmam partenogênese em crocodilianos: "A vida sempre encontra um meio" Cientistas confirmam partenogênese em crocodilianos: "A vida sempre encontra um meio" Reviewed by Saber Atualizado on julho 23, 2023 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]