Três espécies humanas foram extintas por causa de mudanças climáticas, conclui estudo
Combinando 15 modelos climáticos com dados fósseis - associados a 2754 registros arqueológicos - e paleoclimáticos dos últimos 5 milhões de anos, pesquisadores - em um estudo publicado na One Earth (1) - encontraram robusta evidência estatística de que as mudanças climáticas - climas mais quentes ou mais frios - tiveram crucial papel na extinção do Homo erectus, H. heidelbergensis e do H. neanderthalensis. Segundo os pesquisadores, drásticos declínios populacionais dessas três espécies coincidem com climas globais desfavoráveis e perda de nichos ecológicos clima-dependentes. No caso dos Neandertais, a situação teria piorado ainda mais pela competição com a nossa espécie (H. sapiens) na Eurásia.
Segundo os pesquisadores, esse achado é um alerta para a nossa espécie, no contexto de acelerado processo de Aquecimento Global Antropogênico.
> O gênero Homo (humanos) emergiu há pelo menos 2,8 milhões de anos na Terra. No estudo, os pesquisadores analisaram cinco espécies conhecidas: H. habilis, H. ergaster, H. erectus, H. heidelbergensis, H. neanderthalensis, e H. sapiens. Os humanos modernos (H. sapiens) emergiram na África há cerca de 200-300 mil anos.
Para mais informações:
- Estudo aponta origem evolutiva da nossa espécie no Sul da África
- Homo erectus era Africano e o misterioso Homo antecessor não é o nosso ancestral direto
> Sobre os Neandertais, para quem quiser um artigo completo e atualizado sobre essa espécie - a qual provavelmente possuía o mesmo potencial cognitivo da nossa espécie -, acesse: https://bit.ly/35QGf73
> Publicação do estudo: https://www.cell.com/one-earth/fulltext/S2590-3322(20)30476-0