Últimas Notícias

[5]

Homo erectus era Africano e o misterioso Homo antecessor não é o nosso ancestral direto


Na imagem acima, à esquerda, temos o crânio fossilizado do mais antigo Homo erectus conhecido, escavado na região de Kimolen, África do Sul, e descrito esta semana em um estudo publicado na Science (1). O achado confirma a origem Africana do H. erectus, o primeiro dos nossos ancestrais primitivos a ter características genuinamente humanas (anatomia e comportamento).

O crânio foi reconstruído a partir de 150 fragmentos recuperados do complexo de paleocavernas Drimolen  e datado em ~2,04 a 1,95 milhões de anos atrás via método radioativo urânio-chumbo (Como calcular a idade dos fósseis e da Terra?). Essa datação também comprova que o H. erectus andou junto com dois outros ancestrais humanos ainda mais primitivos na África: o Paranthropus robustus e o Australopithecus sediba.

- Continua após o anúncio -



Já em um segundo estudo, pesquisadores esclareceram mais um debate associado à linhagem evolucionária humana. Conhecido a partir de um número limitado de fragmentos fósseis, o Homo antecessor vinha fomentando uma longa e calorosa discussão sobre a relação dessa espécie com o H. erectus, Neandertais (a), Denisovanos (b) e humanos modernos (H. sapiens). Com uma anatomia craniana e facial bem similar aos humanos modernos, já foi sugerido que essa espécie poderia ser o ancestral comum do H. sapiens, Neandertais e Denisovanos. Contudo, outros pesquisadores defendiam que o H. antecessor era uma subespécie ou apenas uma variação do H. erectus.

----------
Para mais informações, acesse:

Análises genéticas tradicionais seriam a melhor opção para solucionar esse mistério. Porém, DNA extraído de ossos e de "gomas de mascar" pré-históricas (Há 5,7 mil anos os Escandinavos tinham pele escura e olhos azuis, segundo análise de DNA antigo) só conseguem sobreviver em bom estado de conservação até cerca de 500 mil anos.

Nesse sentido, em um estudo publicado esta semana na Nature (2), pesquisadores resolveram apostar em uma técnica mais recente para analisar indiretamente o conteúdo genético dessa espécie: análise proteômica. Para isso, eles usaram um espectrômetro de massa - uma técnica de análise química que identifica moléculas e elementos químicos com base na massa atômica dos íons associados - para investigar os constituintes peptídicos e aminoácidos de proteínas extraídas do esmalte de um dente pertencente a um espécime fossilizado de H. antecessor que viveu há 800 mil anos, na região de Gran Dolina, Burgos, Espanha. Proteínas duram muito mais do que DNA, porém contêm bem menos informação genética - associada à sequência de aminoácidos codificados - do que o DNA, e variam muito menos entre espécies.




Os pesquisadores identificaram sequências peptídicas de sete proteínas no esmalte dentário, incluindo um peptídeo específico ao cromossomo Y, determinando, portanto, que o indivíduo era do sexo masculino. Em seguida, eles compararam as sequências associadas a essas proteínas com as proteínas equivalentes em humanos modernos, outros primatas superiores ainda vivos, Neandertais e em Denisovanos.

Os resultados mostraram que o H. antecessor era um parente evolutivo muito próximo do último ancestral comum dos humanos modernos, Neandertais e Denisovanos, pertencendo a um clado irmão logo abaixo da linhagem direta levando à nossa espécie.


(1) Publicação do estudo: Science

(2) Publicação do estudo: Nature

Homo erectus era Africano e o misterioso Homo antecessor não é o nosso ancestral direto Homo erectus era Africano e o misterioso Homo antecessor não é o nosso ancestral direto Reviewed by Saber Atualizado on abril 05, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]