Últimas Notícias

[5]

Nozes, amêndoas e avelãs alteram marcadores epigenéticos no DNA dos espermatozoides

 
Em um estudo randomizado e controlado publicado em 2018 - chamado FERTINUTS -, pesquisadores haviam mostrado que o consumo a curto-médio prazo de uma mistura de nozes, amêndoas e castanhas por 14 semanas melhorava significativamente a contagem, viabilidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides humanos, induzindo também alterações no DNA dessas células reprodutivas (1). O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Rovira i Virgili, do Instituto Pere Virgili de Saúde, e Universidade de Utah, e foi o primeiro do tipo. Agora, analisando um subgrupo desse estudo, os pesquisadores mostraram que o consumo dessas sementes provoca substanciais alterações epigenéticas no DNA dos espermatozoides, particularmente hipermetilação.


- Continua após o anúncio -


A infertilidade nos homens é uma complexa desordem do sistema reprodutivo afetando quase 1 em cada 10 homens com idades de 16-74 anos. Essa condição altamente prevalente piorou dramaticamente no Ocidente nos últimos 45 anos, com 50-60% no declínio na contagem total e concentração de espermatozoides na América do Norte, Europa e Austrália (2). Como esse brusco declínio foi observado em países de alto desenvolvimento, um estilo de vida mais sedentário, obesidade e, principalmente, padrão de alimentação (ex.: mais fast-food e alimentos industrializados), são fatores de maior suspeita como causalidade. Estudos mais recentes têm reportado uma associação próxima entre a alteração de assinaturas epigenéticas de metilação (3) específicas (ex.: H19, MEST e SNRPN) e qualidade do sêmen humano. 


Para mais informações, acesse:


No estudo clínico FERTINUTS, foram englobados 119 homens jovens saudáveis com idades entre 18 e 35 anos, os quais foram colocados aleatoriamente em dois grupos: um consumindo uma dieta tipicamente ocidental por 14 semanas e o outro teria a mesma alimentação mas suplementada com 60 gramas diários de amêndoas (15 g), nozes (30 g) e avelãs (15 g). Sangue e esperma dos participantes foram analisados no final do período de teste clínico. As análises também visaram diversos fatores moleculares, incluindo fragmentação do DNA no espermatozoide.


Os resultados primeiro mostraram um substancial aumento nos níveis de contagem (+16%), vitalidade (+4%), motilidade (+6%) e morfologia (+1%) dos espermatozoides dos homens analisados que estavam no grupo suplementado. Além desses quatro parâmetros, os participantes desse grupo também mostraram uma significativa redução nos níveis de fragmentação no DNA do espermatozoide, algo diretamente associado com a infertilidade masculina. Segundo os pesquisadores, essa alteração genética explicaria parte da melhora nos parâmetros não-moleculares.


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, publicado no periódico Andrology (4), o mesmo grupo de pesquisa conduziu uma análise epigenômica nos dados clínicos de 72 indivíduos saudáveis, que não fumavam, e jovens (18-35 anos) do FERTINUTS (48 no grupo recebendo as sementes comestíveis, e 24 no grupo de controle). Os pesquisadores observaram que 36 regiões genômicas estavam significativamente diferentes entre o início e o final do teste clínico no grupo consumindo as nozes, amêndoas e avelãs, com 97,2% dessas regiões expressando hipermetilação - excesso de grupos metilas (-CH3) anexadas a regiões do DNA. 


Segundo os pesquisadores, nozes, amêndoas, avelãs e outras sementes comestíveis do tipo são ricas em ácido fólico e de outros nutrientes (vitaminas e minerais) e compostos bioativos (ex.: genisteína, epigalocatequina-3-galato) com potencial habilidade de mudar a metilação do DNA, ao interferir, por exemplo, com a atividade da enzima metiltransferase (DNMT).


- Continua após o anúncio -


Apesar do estudo ser limitado pelo fato de representar uma análise tardia de um teste clínico prévio, englobar um pequeno número amostral e avaliar apenas indivíduos jovens e saudáveis - e aparentemente férteis -, reduzindo a capacidade de extrapolação dos dados para outras populações, seus resultados reforçam a evidência de que a alimentação possui grande impacto no DNA dos espermatozoides. O estilo regular de dieta Ocidental pode estar interferindo de forma deletéria no epigenoma dos espermatozoides, algo que pode ajudar a explicar a misteriosa queda na qualidade do esperma em certas partes do mundo. Incluir mais vegetais e sementes comestíveis - especialmente nozes -, e reduzir o consumo de alimentos industrializados e muito processados, pode ser uma boa estratégia para homens enfrentando problemas de infertilidade.


(4) Publicação do estudo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/andr.12911

Nozes, amêndoas e avelãs alteram marcadores epigenéticos no DNA dos espermatozoides Nozes, amêndoas e avelãs alteram marcadores epigenéticos no DNA dos espermatozoides Reviewed by Saber Atualizado on novembro 10, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]