Últimas Notícias

[5]

Nozes, amêndoas e avelãs melhoram a contagem e motilidade dos espermatozoides



De acordo com um estudo de alta qualidade (no caso, randomizado-controlado) apresentado recentemente na European Society of Human Reproduction and Embryology pelo Dr. Albert Salas-Huetos da Human Nutrition Unit na Uiversitat Rovira i Virgil, em Reus, Espanha, o consumo regular de nozes, amêndoas e avelãs melhora a qualidade e a funcionalidade dos espermatozoides humanos. O estudo analisou quatro principais parâmetros do esperma humano e mudanças moleculares (DNA) durante um período de 14 semanas.

O interesse do estudo foi fomentado pela recente confirmação (1) de um forte declínio na concentração e quantidade total de espermatozoides entre homens de países ocidentais nos últimos 40 anos. Ainda não se sabe o que está causando essa preocupante tendência, mas sendo provável que substâncias químicas em produtos comerciais ou em poluentes diversos estejam ligadas ao fenômeno. Como afetou países em sua maioria com grande desenvolvimento, parece que algo no estilo de vida mais moderno está causando essas baixas contagens e concentrações de espermatozoides, o que pode incluir maior exposição a pesticidas, estresse, obesidade, entre outros fatores.

(1) Para saber mais, acesse: Concentração e número de espermatozoides entre homens no Ocidente diminuíram quase 60% nos últimos 40 anos!

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 119 homens jovens saudáveis com idades entre 18 e 35 anos, os quais foram colocados aleatoriamente em dois grupos: um iria se alimentar de uma dieta tipicamente ocidental por 14 semanas e o outro teria a mesma alimentação mas suplementada com 60 gramas diários de amêndoas, nozes e avelãs. Sangue e esperma dos participantes foram analisados no final do período de teste clínico. As análises também visaram diversos fatores moleculares, incluindo fragmentação do DNA no espermatozoide.

Os resultados primeiro mostraram um substancial aumento nos níveis de contagem (+16%), vitalidade (+4%), motilidade (+6%) e morfologia (+1%) dos espermatozóides dos homens analisados que estavam no grupo suplementado. Além desses quatro parâmetros, os participantes desse grupo também mostraram uma significativa redução nos níveis de fragmentação no DNA do espermatozoide, algo diretamente associado com a infertilidade masculina. Aliás, esse último parâmetro, segundo os pesquisadores, é o que explica parte da melhora nos outros parâmetros não-moleculares.

- Continua após o anúncio -



Apesar do estudo de alta qualidade trazer boas evidências que favorecem o consumo de amêndoas, nozes, avelãs e outros frutos de casca rija ou sementes do tipo, os pesquisadores alertam que os resultados não podem ainda ser extrapolados para o resto da população, já que os participantes envolvidos eram saudáveis e, aparentemente, férteis. No entanto, os resultados entram em concordância com aqueles obtidos por outros estudos mostrando que um maior consumo de ômega-3, antioxidantes (vitamina C, E, selênio, zinho, ect.) e ácido fólico a partir de uma dieta saudável melhoram a qualidade do esperma do homem. Todos esses nutrientes são encontrados nas nozes, amêndoas e avelãs.

No geral, essa é mais uma evidência de que a inclusão de nozes (2) e alimentos similares à dieta trazem muitos benefícios à saúde e podem ser uma ferramenta a mais para os casais com problema de fertilidade.

(2) Leitura recomendada: Consumo de nozes fortalece as ondas cerebrais

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: ESHR

Nozes, amêndoas e avelãs melhoram a contagem e motilidade dos espermatozoides Nozes, amêndoas e avelãs melhoram a contagem e motilidade dos espermatozoides Reviewed by Saber Atualizado on julho 16, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]