Últimas Notícias

[5]

Estudo Canadense reforça que a maconha pode causar sérios prejuízos ao cérebro adolescente


De acordo com um trabalho científico apresentado pelos neurocientistas Patricia Conrod, Steven Laviolette, Iris Balodis e Jibran Khokhar no Encontro Canadense de Neurociência 2019 em Toronto, no último dia 25 de maio (1), o uso de maconha por adolescentes está associado com efeitos deletérios na memória funcional, auto-controle e na motivação. A conclusão foi corroborada com estudos em humanos e em modelos de animais.

Cerca de 1 em cada 5 adolescentes Canadenses hoje usam maconha (cannabis) - englobando 19% dos Canadenses com idades de 15 a 19 anos - e a recente legalização dessa droga no país para uso recreativo e medicinal trouxe preocupação para os especialistas, já que essa medida, se não acompanhada de massivas campanhas de conscientização, pode fomentar o consumo recreativo com base em uma suposta mensagem de segurança. O cérebro dos adolescentes se encontra em crucial fase de desenvolvimento, devido à maturação das funções cognitivas, como memória funcional, tomada de decisões, e controle de impulsividade. Portanto, essa é uma fase altamente vulnerável para o neurodesenvolvimento do indivíduo, onde conexões regulatórias entre regiões críticas do córtex e dos circuitos profundos de processamento emocional dentro do cérebro estão sendo estabelecidas.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, a exposição às substâncias ativas da maconha, em especial os canabinoides, impõe elevado risco de efeitos deletérios ao cérebro de crianças e de adolescentes, já que atuam no crucial sistema regulador endocanabinoide associado a diversas funções cerebrais. De fato, vários estudos vêm mostrando uma crescente associação negativa entre o consumo de maconha na adolescência e prejuízos cognitivos, a maioria deles implicando consequências de longo prazo (que se estendem para a fase adulta, mesmo após cessado o consumo da droga) (2).

----------
(2) Para saber mais, acesse: 
  1. Uso de maconha por adolescentes parece alterar negativamente áreas críticas do córtex pré-frontal
  2. Mesmo doses muito pequenas de maconha podem alterar o cérebro de adolescentes 
  3. Maior risco de depressão e de suicídio com o consumo de maconha por adolescentes

Para investigar essas evidências e melhor entender os efeitos da maconha na adolescência, os pesquisadores Canadenses no novo estudo analisaram as mudanças de longo prazo (ano-para-ano) do consumo alcoólico e da maconha nas funções cognitivas em um grupo de adolescentes consistindo de 5% de todos os estudantes entrando no ensino médio de 2012 a 2013 na região de Greater Montreal (totalizando 3826 estudantes). Esses estudantes foram examinados anualmente por 4 anos quanto ao uso de bebidas alcoólicas e da maconha (fumo, ingestão, etc.), com suas funções cognitivas avaliadas usando testes computadorizados de cognição.

Os resultados mostraram que a maconha estava associada com efeitos adversos muito maiores na cognição dos adolescentes do que o consumo alcoólico, corroborando o quão perigoso pode ser interferir no sistema endocanabinoide nessa fase. O uso dessa droga foi ligado a danos na memória funcional e no controle inibitório (requerido para o auto-controle), e déficit na recuperação de memórias de longo prazo e no raciocínio perceptual. Ambos os sexos (feminino e masculino) foram afetados negativamente pela maconha, mas os dados preliminares indicam efeitos maiores no sexo masculino.

Usando modelos animais (ratos, no caso), os pesquisadores investigaram a ação do principal componente psicoativo da maconha, o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) no cérebro adolescente. Eles demonstraram que a exposição ao THC mudava em específico uma região do cérebro chamada de córtex pré-frontal (PFC) e em um circuito do cérebro, o caminho meso-límbico, que se assemelha às anormalidades observadas na esquizofrenia. Além disso, a exposição de ratos adolescentes ao THC também causou anormalidades afetivas e cognitivas, incluindo déficit nas interações sociais, processamento de memória e na regulação da ansiedade.

Somando-se a isso, através de imagem por ressonância magnética em humanos (incluindo indivíduos com transtorno do uso de cannabis) e em modelos animais, os pesquisadores mostraram que a maconha também afeta os circuitos cerebrais associados com comportamentos ligados à recompensa e à motivação no cérebro adolescente.

- Continua após o anúncio -



Apesar da maconha e dos seus componentes ativos mostrarem grande potencial terapêutico para diversas doenças, especialmente quadros epiléticos e autismo (2), o uso recreativo dessa substância, sem necessidade médica específica, pode ser bastante prejudicial, assim como medicamentos em geral podem ser benéficos se usados terapeuticamente e sob orientação médica, e danosos se usados de forma irresponsável e indiscriminada.

----------
(2) Leitura recomendada: Maconha é eficaz no tratamento do autismo?

Os achados do novo estudo Canadense reforçam que o uso recreativo dessa droga pode ter sérios efeitos negativos para o desenvolvimento do cérebro de adolescentes. Efeitos adversos estão também associados ao uso recreativo em adultos, especialmente na forma do fumo (3). Medidas de legalização da maconha também precisam focar no aumento da conscientização dos riscos associados ao seu uso. Idealmente, o cannabis e seus derivados só deveriam ser usados de forma terapêutica.

----------
ATENÇÃO: O consumo alcoólico também está ligado a diversos efeitos adversos no cérebro e em outras partes do corpo, mesmo com o consumo leve e moderado. O maior risco associado é em relação ao desenvolvimento de cânceres, algo ignorado pela maior parte da população. Para saber mais, acesse: A verdade por trás dos supostos benefícios à saúde oriundos do consumo alcoólico
----------

(1) Referência: Can-Acn

Referência adicional: Eurekalert

(3) Leitura complementar: Fumo e uso recreativo da maconha: lobo sob pele de cordeiro

Estudo Canadense reforça que a maconha pode causar sérios prejuízos ao cérebro adolescente Estudo Canadense reforça que a maconha pode causar sérios prejuízos ao cérebro adolescente Reviewed by Saber Atualizado on junho 06, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]