Últimas Notícias

[5]

Papagaios estão ficando viciados em ópio na Índia e levando terror aos agricultores



Agricultores na Índia cultivando plantações de ópio estão sem saber o que fazer com o crescente vício em ópio (planta da espécie Papaver somniferum) dos papagaios (ordem Psittaciformes), os quais estão causando grandes danos em plantações inteiras dessa planta para satisfazerem o vício. E está sendo inútil usar métodos tradicionais para tentar espantar as aves.

Na Índia, as plantações de ópio são licenciadas e visam as companhias médicas, as quais aproveitam o látex seco da planta. Esse látex contém cerca de 12% da sua massa composta do analgésico alcaloide morfina - bastante usado nos hospitais - entre outras substâncias analgésicas e não analgésicas (1).

(1) Leitura recomendada: Mesopotâmicos, Maconha e o Ópio

Em entrevista para a imprensa (2), Dr. R.S. Chundawat, um especialista em ópio da Faculdade de Horticultura em Mandsaur, Índia, disse que os fluídos da semente da papoula dessa planta dão aos papagaios energia instantânea, similar aos efeitos do chá ou do café para um humano. E uma vez que esses pássaros experimentam essa sensação, eles rapidamente ficam viciados, similar ao que ocorre com os humanos viciados em ópio.

- Continua após o anúncio -



Os agricultores dizem que já testaram de tudo, incluindo o uso de bombinhas (traques) e megafones para tentar espantar as aves com o barulho, mas pouco efeito surte. Segundo eles, uma flor de papoula produz cerca de 20-25 gramas de ópio - muito para uma única ave -, mas que grandes grupos de papagaios estão vindo se alimentar dessas plantas cerca de 30-40 vezes por dia, com muitos inclusive voando com sementes arrancadas na boca. No vídeo abaixo, liberado pela Asian News International (ANI), podemos ver os papagaios atacando as plantações.



O fenômeno foi primeiro reportado em 2015, na região de Chittorgarh, no estado de Rajasthan, mas começou a se espalhar rápido desde 2017. Os donos das plantações de ópio dizem que as autoridades não estão agindo para resolver o problema, e os prejuízos estão se acumulando. Os agricultores gastam horas apenas para espantar as aves.



Em entrevista no ano passado para o jornal Britânico Mirror (3), trabalhadores nessas plantações disseram que os papagaios estão ficando cada vez mais inteligentes (4), e atacando as plantações sem fazer barulho, quando ninguém está por perto. "É como se nós estivéssemos com um olho neles e eles estivessem de olho em nós. O momento que nós baixamos a guarda, um exército de papagaios silenciosamente desce para os campos e levam embora as sementes. Antes, geralmente, os papagaios faziam significativo barulho quando estavam se aproximando em grupos". Ainda segundo os agricultores, os pássaros viciados não desistem de coletar as sementes mesmo arriscando suas vidas.

(4) Leitura recomendada: Alta inteligência parece ter evoluído de forma convergente entre humanos e papagaios

Bem, como as plantações estão invadindo o habitat desses animais, quem está no direito de reclamar são as aves. A real preocupação é procurar saber se esse vício em ópio está causando prejuízo à saúde dos papagaios. Não existem estudos ainda publicados sobre esse problema. Pessoas nas regiões afetadas reportam que muitas aves viciadas chegam a cair durante os voos, morrendo na queda.


(2) Referência: BBC

(3) Referência: Mirror

Papagaios estão ficando viciados em ópio na Índia e levando terror aos agricultores Papagaios estão ficando viciados em ópio na Índia e levando terror aos agricultores Reviewed by Saber Atualizado on março 04, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]