Consumo de maconha está associado com o desenvolvimento de transtorno bipolar
Pesquisadores da Universidade de Warwick, Reino Unido, encontraram que o consumo de cannabis por adolescentes está intimamente associado com o desenvolvimento de sintomas do transtorno bipolar.
- Continua após o anúncio -
Esse achado, publicado no Schizophrenia Bulletin desta semana, foi obtido a partir da análise de um grande banco de dados do Avon Longitudinal Study of Parents and Children. Basicamente, a associação encontrada mostrou que o uso de cannabis no período da adolescência pode ser um fator de risco independente para o desenvolvimento de uma futura hipomania - caracterizada por intervalos temporais de humor exacerbado, hiperatividade e comportamento geral excitado, com isso sendo acompanhado por uma redução no sono.
Esses sintomas da hipomania fazem parte do espectro do transtorno bipolar e geram um significativo impacto negativo no dia-a-dia do indivíduo. Os pesquisadores encontraram também que parece existir uma relação de dose-resposta, ou seja, qualquer consumo de cannabis parece gerar um aumento de risco para a hipomania, mas que uma grande associação com o transtorno está ligada com um consumo semanal de, no mínimo, 2-3 vezes (algo mais do que comum com quem usa essa droga).
Ainda de acordo com os pesquisadores, a natureza dessa associação parece ser causal e não apenas algo em paralelo com o consumo de cannabis. Além disso, analisando revisões sistemáticas na área, eles também concluíram que o consumo dessa droga está associado com uma piora em sintomas maníacos em pessoas com transtorno bipolar pré-existente. Aliás, tudo isso se soma a outros transtornos psiquiátricos associados com o consumo de cannabis em usuários frequentes.
Nesse sentido, adolescentes que consomem cannabis com frequência podem até mesmo serem fortes candidatos futuramente para uma intervenção precoce com o intuito de tentar prevenir um possível desenvolvimento de transtorno bipolar.
- Continua após o anúncio -
Esse é mais um dos estudos se acumulando em anos recentes mostrando que o consumo indiscriminado de maconha não é algo inofensivo como geralmente é pintado entre os jovens, especialmente nos EUA, onde o uso problemático dessa droga já afeta cerca de 9,5% da população - com a cultura pop no país retratando o consumo de cannabis como algo mais do que normal, e com uma tendência perigosa do mesmo estar ocorrendo com a cocaína.
Para saber mais, acesse:
- Fumo da maconha: lobo sob pele de cordeiro
- Canabinoides da maconha e de sintéticos podem disparar preocupantes ataques súbitos no cérebro
- Fumo frequente da maconha: maior risco de doença periodontal
- Esquizofrenia e abuso de drogas
Publicação do estudo: AcademicOup
Consumo de maconha está associado com o desenvolvimento de transtorno bipolar
Reviewed by Saber Atualizado
on
dezembro 01, 2017
Rating: