Últimas Notícias

[5]

Mulheres pré-históricas eram muito fortes e parecem ter sido responsáveis por grande parte do trabalho pesado no passado


Geralmente temos uma ideia das mulheres pré-históricas e das antigas sociedades apenas concentradas em afazeres domésticos que não exigem força bruta, onde esse último tipo de atividade seria exclusivo de homens. Mas um estudo publicado esta semana na Science Advances, e realizado por pesquisadores do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge, mostrou que as mulheres entre 7 mil a.C. e 100 d.C. anos atrás possuíam, na média, braços bem mais fortes até mesmo do que os das atuais atletas campeãs em remo.



Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, essa grande robustez física provavelmente foi obtida através do árduo trabalho no solo, nas colheitas manuais e na pesada atividade de moer grãos para fazer farinha durante, no mínimo, 5 horas por dia. A partir de resultados de análises em ossos pré-históricos, foi mostrado que as mulheres do Neolítico (no caso, de 7400-7000 anos atrás, na Europa Central) tinham ossos da perna similares em força com a das atletas de remo, mas seus ossos do braço eram em torno de 11-16% mais fortes na média, levando em conta também as devidas proporções anatômicas.

Já para as mulheres da Idade do Bronze (no caso, de 4300 até 3500 anos atrás), estas tinham ossos do braço entre 9% e 13% mais fortes, mas ossos da perna cerca de 12% mais fracos do que as atuais atletas remadoras.

No geral, os resultados indicam que as mulhrees do Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro, em média, eram cerca de 5-10% mais fortes no braço do que atletas de remo.

Mulheres pré-históricas, como essas duas da imagem assassinadas em torno de 6500 anos atrás, na região hoje da França, podem ter sido cruciais para a força de trabalho pesado nas sociedades dessa época 

Os ossos analisados compreendiam o úmero do braço e a tíbia da perna de atuais mulheres em diferentes tipos de atividades físicas - como corredoras, remadoras e jogadoras de futebol - com os ossos de mulheres que variavam do Neolítico até a Idade Média (~5300 a.C. até 850 d.C.). Foram usados CT scanners para as análises e, como referência, as conhecidas respostas biológicas dos ossos humanos quando estão sob tensão/carga (mudança de forma, curvatura, grossura e densidade).

- Continua após o anúncio -



Estudos anteriores do tipo muitas vezes faziam uma comparação direta entre antigos ossos de mulheres e homens para se verificar a diferença no grau de esforço físico entre os sexos para se inferir o papel de cada um na antiguidade e períodos pré-históricos. Isso acabava subestimando o papel das mulheres nos trabalhos pesados, já que hoje sabemos que a resposta dos ossos para cargas difere drasticamente entre homens e mulheres.

O trabalho de moer grãos, de acordo com os autores do novo estudo, provavelmente foi o principal responsável por deixar as mulheres naquela época com grande força na parte superior do corpo. A atividade consiste em usar pedras para macerar os grãos, relativamente simulando um movimento rigoroso de remo.

Os achados sugerem que por milhares de anos, o pesado trabalho manual das mulheres foi uma crucial base para o estabelecimento das economias agrícolas.

Com o passar do tempo, as mulheres foram ficando mais sedentárias e confinadas culturalmente a trabalhos menos pesados e mais domésticos, diminuindo drasticamente a força média entre elas. Problemas como osteoporose - comuns entre as mulheres - podem até mesmo estar associados com essa brusca mudança de rotina.


Publicação do estudo: Science

Referências adicionais:
1. http://www.sciencemag.org/news/2017/11/strong-women-did-lot-heavy-lifting-ancient-agrarian-societies
2. http://www.cam.ac.uk/research/news/prehistoric-womens-manual-work-was-tougher-than-rowing-in-todays-elite-boat-crews

Mulheres pré-históricas eram muito fortes e parecem ter sido responsáveis por grande parte do trabalho pesado no passado Mulheres pré-históricas eram muito fortes e parecem ter sido responsáveis por grande parte do trabalho pesado no passado Reviewed by Saber Atualizado on novembro 30, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]