Últimas Notícias

[5]

Canabinoides da maconha e de sintéticos podem disparar preocupantes ataques súbitos no cérebro


Marijuana (Cannabis sativa L.) é a droga de abuso mais comumente usada nos EUA - e se tornou praticamente parte do cotidiano de boa parte da população norte-americana - e com similar tendência ao redor do mundo. Existe toda uma polêmica em torno da sua legalização pelos países, seja para o uso medicinal seja para o uso recreativo, onde seus defensores apontam que a droga não é mais prejudicial do que o fumo do tabaco e do consumo alcoólico. Porém, no caso da marijuana/maconha, está existindo a tendência de considerá-la totalmente inofensiva para a saúde, o que é extremamente perigoso para o público e um novo estudo publicado na Scientific Reports aumenta ainda mais essa preocupação.

Como eu discuti em um artigo publicado no Saber Atualizado (1), o fumo da maconha, apesar de ser considerado inofensivo, traz os mesmos potenciais de risco do fumo do cigarro, porque o grande problema em ambos está relacionado ao ato de fumar. Bem, deixando esse importante fato de lado, pesquisadores norte-americanos reportaram que tanto canabinoides sintéticos quanto naturais induzem ataques súbitos na atividade cerebral (atividade elétrica anormal no cérebro, especialmente epilépticas) em ratos.

Nesse caso, os agentes de gatilho estudados foram o canabinoide Δ9-tetrahidrocanabinol (10 mg/kg), um dos principais constituintes da marijuana e o canabinoide sintético JWH-018 (2.5 mg/kg), constituinte primário da droga conhecida como Spice. Apesar das doses administradas em ratos serem bem maiores do que a média do consumo regular de marijuana através do fumo ou outros meios, o JWH-018 mostrou grande afinidade com o receptor CB1R (o qual faz parte do sistema canabinoide cerebral CB1R, CB2R e canabinoides endógenos), tendo, portanto, maior efeitos adversos no cérebro. Além disso, diferentes pessoa podem ter diferentes suscetibilidades aos efeitos dos canabinoides. E esses resultados vem para reforçar dois alertas.

O primeiro é a emergência dos chamados Canabinoides Sintéticos (CS), estes os quais vem crescendo de produção e distribuição como droga de rua e vendidos como "seguros" derivados da marijuana. Só em 2014, foram reportadas 25 mortes e 700 casos de sérios danos à saúde no norte da Rússia devido ao consumo desses sintéticos. O segundo alerta é para abrir os olhos do público para os canabinoides diversos, naturais ou não, porque os mesmos estão longe de serem completamente seguros. E soma-se outros problema aqui, já que variações da planta da maconha estão sendo cultivados nos últimos anos com um maior conteúdo de  ∆9-THC, em um aumento estimado de 3,96% em 1995 para 12,3% em 2014, e que os efeitos dessas substâncias no cérebro ainda são amplamente desconhecidos, principalmente a longo prazo.

Os ataques súbitos de atividade cerebral, os quais englobam os ataques epilépticos, podem causar graves riscos à saúde de forma direta e indireta. Na forma direta, em geral, um real problema apenas surge se tais ataques forem recorrentes ou durarem mais do que 5 minutos. Porém, como esses ataques podem compreender perda de consciência, quedas, espasmos musculares e convulsões, sérios acidentes indiretos podem ocorrer. Pessoas abusando de canabinoides de qualquer fonte durante a direção de veículos, por exemplo, podem se envolver em graves acidentes, e quedas podem ser fatais dependendo das circunstâncias. Aliás, é proibido consumir marijuana durante a direção de veículos, devido aos seus outros efeitos de desorientação.

Isso traz ainda mais peso às discussões políticas sobre a legalização dessas drogas e como o controle do consumo e fiscalização dos sintéticos e variações das plantas cultivadas devem agir para proteger o público. No mínimo, uma pesada conscientização deve seguir o livre consumo da maconha ao redor do mundo.

(1) Artigo referenciado:  Fumo da maconha: Lobo sob pele de ovelha

Publicação do estudo:  Nature

Referências adicionais:
1. https://www.cdc.gov/epilepsy/basics/types-of-seizures.htm
2. https://medlineplus.gov/seizures.html


Canabinoides da maconha e de sintéticos podem disparar preocupantes ataques súbitos no cérebro Canabinoides da maconha e de sintéticos podem disparar preocupantes ataques súbitos no cérebro Reviewed by Saber Atualizado on setembro 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]