Coruja-das-Torres não sofrem de perdas auditivas com a idade!
No primeiro teste experimental deste tipo, os pesquisadores treinaram os pássaros a pousarem em um galho e voar para um segundo galho apenas quando ouvissem um segundo som. Então, eles analisaram como jovens e velhas corujas respondiam aos sons em diferentes intensidades, variando de níveis que seriam completamente inaudíveis para humanos até sons correspondendo a leves sussurros.
Os resultados obtidos mostraram pequena ou nenhuma perda auditiva quando os espécimes mais velhos eram comparados com os mais jovens.
Isso é provavelmente por causa da alta capacidade regenerativa de células capilares na parte mais interna do ouvido - responsáveis por detectar sons - das aves, algo inexistente nos mamíferos. Ainda não é possível extrapolar os resultados com absoluta confiança, mas parece que todas as aves partilham dessa grande proteção auditiva demonstrada nas corujas-das-torres.
Esse novo estudo pode levar a pesquisas que aproveitem dessa habilidade das aves para otimizar tratamentos direcionados à perda auditiva em humanos, problema comum entre idosos.
Referência: Science
Coruja-das-Torres não sofrem de perdas auditivas com a idade!
Reviewed by Saber Atualizado
on
setembro 22, 2017
Rating: