Últimas Notícias

[5]

Mistério de como as rãs venenosas não são envenenadas pelo próprio veneno ganha uma resposta!



É ainda um assunto de grande debate para os cientistas o fato de rãs venenosas - possuidoras de poderosas toxinas na pele - não se envenenarem com o próprio veneno. Mas um estudo publicado na Science desta semana lança resultados que podem ajudar a resolver esse mistério e ainda fornecer uma excelente contribuição para a medicina.

As rãs venenosas estão constantemente produzindo fortes toxinas para manter predadores afastados, com muitas inclusive possuindo sinais coloridos na pele para alertar do perigo. Essas toxinas se ligam aos receptores dos sistema nervoso dos animais, podendo causar hipertensão,  ataques súbitos e mesmo a morte.

Estudando um subgrupo de rãs venenosas que usam a toxina epibatidina, os pesquisadores descobriram que uma pequena mutação nesses anfíbios - uma mudança em apenas três dos 2500 aminoácidos na estrutura dos receptores citados - previne que a forte toxina atue nesses animais, protegendo-os do seu próprio veneno, e, ao mesmo tempo, mantendo a funcionalidade saudável dos receptores. E não só isso: essa mesma mutação surgiu três vezes durante a evolução dessas rãs.

Além de lançar uma luz na questão, esse achado ainda responde o porquê de mais animais não usarem tais poderosos venenos para se defenderem, já que esta é uma arma bem eficaz. Com a necessidade de mutações tão específicas como essa, isso cria bastante dificuldade durante seleções naturais.

Na área medicinal, por décadas, pesquisadores sabem que a toxina epibatidina também pode agir como um poderoso anestésico não aditivo ou mesmo como um aliado na luta contra a nicotina. Entender como as rãs se protegem dos efeitos destrutivos da toxina pode ajudar na síntese de medicamentos derivados da epibatidina seguros de serem usados em humanos.

*A rã da imagem acima, da espécie Epipedobates anthonyi, é a primeira fonte descoberta de epibatidina, em 1974.

Referência: UTexas


Mistério de como as rãs venenosas não são envenenadas pelo próprio veneno ganha uma resposta! Mistério de como as rãs venenosas não são envenenadas pelo próprio veneno ganha uma resposta! Reviewed by Saber Atualizado on setembro 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]