Últimas Notícias

[5]

Esquizofrenia e abuso de drogas



(20/10/16) E um nova pesquisa publicada na IEPA (Interrnacional Early Psychosis Association), um encontro anual que ocorreu este ano em Milão, na Itália, encontrou que o abuso de drogas como o álcool, maconha e outras drogas ilícitas pode aumentar os riscos de desenvolvimento de esquizofrenia nas pessoas em anos futuros.

Pesquisas anteriores sobre o assunto deixavam incertezas sobre a questão, mas este estudo agora mostra uma forte associação entre a doença e o abuso dessas drogas. Para a maconha, o risco aumentaria 5,2 vezes; para o álcool (etanol) o risco aumentaria 3,4 vezes; drogas alucinógenas, 2,8 vezes; sedativos, 19 vezes; anfetaminas, 1,24 vezes e outras substâncias, 2,8 vezes.

Em relação à maconha, se a mãe utilizava ela de modo abusivo antes do parto, a criança nascida teria um risco 6 vezes aumentado de ter esquizofrenia no futuro. Se o abuso fosse relatado depois do parto (fumo passivo), a criança teria um risco aumentado de 5,5 vezes de ter a doença. Para o álcool, antes do nascimento, a criança teria um risco aumentado de 5,6 vezes. Já depois, diminuía para 1,8 vezes.

Mas é preciso ficar atento porque o estudo não culpa as substâncias acima citadas como causadoras diretas e, sim, que existe uma forte relação entre esquizofrenia e as mesmas. Ainda não dá para afirmar se elas são as responsáveis por aumentar os riscos de surgimento da doença, ou se pessoas que possuem maior tendência a desenvolvê-la possuem também maior tendência a abusarem dessas drogas. No caso do abuso materno, as evidências ficam mais fortes de que isso possa ser devido à efeitos diretos no feto ou na criança pequena, especialmente quando comparamos o abuso de álcool, já que este depois do nascimento não possui consumo passivo por terceiros ao redor da pessoa em abuso.

Referência: EurekaAlert
Esquizofrenia e abuso de drogas Esquizofrenia e abuso de drogas Reviewed by Saber Atualizado on abril 25, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]