Últimas Notícias

[5]

Vários fósseis de Pterossauros encontrados, incluindo centenas de ovos



           Uma fantástica descoberta está deixando os Paleontólogos super excitados. Centenas de ovos de pterossauros e alguns embriões foram encontrados na China, e estão ajudando os pesquisadores a entenderem profundamente esses répteis alados.

            Nesse caso, os fósseis pertencem à espécie Hamipterus tianshanensis (representada artisticamente na imagem acima), a qual viveu há cerca de 120 milhões de anos, e tiveram origem do noroeste da China, em Turpan-Hami Basin, Xinjiang. Escavando uma área de 3 metros quadrados sobre um bloco de arenito, os pesquisadores descobriram, no mínimo, 215 ovos amassados e quebrados junto com ossos de pterossauros adultos - mas o número pode superar os 300. Entre 42 ovos analisados por tomografia computacional, 16 deles continham os restos de embriões compreendendo vários estágios de desenvolvimento.

Parte dos fósseis encontrados, incluindo ossos de adultos e ovos

- Continua após o anúncio -



            De acordo com o estudo dos achados fósseis, publicado na Science, os ovos não estavam em suas posições originais de ninho - provavelmente foram aglutinados e varridos por uma evento de tempestade -, mas a série de embriões em diferentes estágios de desenvolvimento sugerem fortemente que esses animais cuidavam dos seus ninhos em grupo, algo antes uma hipótese e agora praticamente confirmado. Além disso, de acordo com a disposição dos fósseis, parecia existir uma fidelidade de local para o ninho, em um comportamento similar ao de aves costeiras.

           Analisando a estrutura microscópica dos ossos embrionários, os pesquisadores também descobriram outra surpresa, mas dessa vez indo de encontro com o atual consenso científico. O ossos do fêmur (coxa) desses embriões estavam bem desenvolvidos mas aqueles dos membros posteriores - necessários para voar - estavam subdesenvolvidos. Até o momento (1), os cientistas acreditavam que tão logo os pterossauros saíam dos ovos ele já estavam aptos a voarem. Porém, considerando o novo achado, pelo menos aqueles pertencendo à espécie Hamipterus tianshanensis  provavelmente não conseguiam voar pouco tempo depois de saírem dos ovos, apenas andarem no solo.

- Continua após o anúncio -



          Outros pesquisadores não estão tão convencidos com essa última especulação e os autores do estudo também alertam que o trabalho investigativo ainda é preliminar. Pterossauros, no geral, podiam ter tecido cartilaginoso apoiando o tecido ósseo ao nascerem que permitiam os filhotes a voarem, especialmente considerando a pequena massa deles (alguns gramas).

          Um dos co-autores do estudo é o brasileiro Alexander Kellner, do Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicação do estudo: Science

(1) Para mais informações sobre os pterossauros, acesse: Os Pterossauros eram dinossauros voadores?

Vários fósseis de Pterossauros encontrados, incluindo centenas de ovos Vários fósseis de Pterossauros encontrados, incluindo centenas de ovos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 01, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]