Últimas Notícias

[5]

Quer memorizar melhor? Novo estudo sugere ler em voz alta



Um recente estudo realizado na Universidade de Waterloo, Canadá, e publicado no periódico Memory, concluiu que você é mais provável de lembrar de algo caso leia a informação visada em voz alta.

O estudo testou quatro métodos visando o aprendizado de uma informação escrita, incluindo leitura silenciosa, ouvir outra pessoa lendo, ouvir a uma gravação de si mesmo lendo, e ler em voz alta em tempo real. 95 participantes foram incluídos nos testes.

Os resultados mostraram que ler em voz alta resultou em uma melhor memorização da informação, ou seja, ajuda as palavras a serem fixadas na memória de longo prazo do cérebro.

Para explicar esses resultados, os pesquisadores usaram o termo "efeito de produção", onde a ação dupla concomitante da fala e da audição produz os maiores impactos de benefícios para a memória. Nesse sentido, quando se adiciona um elemento de produção (atividade extra) a uma palavra, essa palavra se torna mais distinta na memória de longo prazo e, portanto, se torna mais memorável.

- Continua após o anúncio -



Isso reforça estudos anteriores mostrando que o efeito de atividades junto à leitura, como a escrita e a digitção, ajudam a formar mais sólidas memórias.

Concluindo, caso você esteja estudando para um prova, talvez a melhor estratégia seja fazer uma leitura em voz alta ou escrever o que está lendo para uma melhor retenção de informações, ao invés de apenas fazer prolongadas leituras silenciosas, como grande parte das pessoas fazem.

Referência: Waterloo University 

Quer memorizar melhor? Novo estudo sugere ler em voz alta Quer memorizar melhor? Novo estudo sugere ler em voz alta Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 02, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]