Últimas Notícias

[5]

Primeiro registro visual de atividade sexual entre baleias-jubartes ... e eram dois machos

Figura 1. Dois machos adultos de baleias-jubartes nas águas de Maui, Havaí, durante atividade sexual.

Baleias-jubartes (Megaptera novaeangliae) são uma espécie de cetáceo cujo comportamento social é bem descrito na literatura científica, mas com escassa descrição para comportamentos sexuais. Reportes de extrusão do pênis por machos são relativamente raros e copulação entre essas baleias não tem sido documentado. A maioria das jubartes passam os meses de verão se alimentando em águas polares e migram durante os meses de inverno para águas tropicais, onde comportamentos observados são amplamente relacionados à reprodução (1).


Sugestão de leitura:


Agora, em um estudo publicado no periódico Marine Mammal Science (Ref.1), pesquisadores reportaram o primeiro registro visual de penetração  realizada por uma baleia-jubarte, e também o primeiro registro de atividade sexual entre machos (comportamento homossexual). 


- Continua após o anúncio -


Os cetáceos são os mamíferos mais adaptados ao ambiente aquático, vivendo nos mares, oceanos, e até mesmo nos ambientes de água doce de todo o planeta. Esses animais são divididos em dois grupos (subordens): Mysticeti e Odontoceti. Os Mysticeti (sem dentes) são as “baleias propriamente ditas”, todas marinhas. São exemplos a Jubarte, a Franca e a Baleia Azul. Os Odontoceti (com dentes) reúnem animais como os golfinhos, os botos, as orcas e os cachalotes, e nesse grupo temos representantes de água doce (ex.: rios). Em cetáceos, o pênis fica normalmente escondido dentro da fenda genital - provavelmente para tornar o corpo mais hidrodinâmico - e é externamente extrudado [exposto] para atividades sexuais. Extrusão do pênis de jubartes parece ser rara e geralmente não ocorre na superfície marinha.


No registro inédito, feito próximo da Ilha de Maui, no Havaí, em 19 de janeiro de 2022, dois machos de jubarte foram acompanhados e fotografados por integrantes de uma embarcação privada. Ambos os machos se aproximaram lentamente da embarcação e estavam ~3-5 metros abaixo da superfície marinha. Um dos machos estava coberto por "piolhos de baleia" (Cyamus boopis) - uma espécie de ectoparasita que vive na pele de jubartes e pode proliferar em animais que estão feridos e com mobilidade reduzida -, e exibia uma ferida na mandíbula que provavelmente dificultava a alimentação (Fig.2). Esse macho debilitado (A) estava sendo perseguido pelo outro macho (B) que exibia o pênis extrudado, mantido assim durante todo o encontro.


Figura 2. Fotos com visão detalhada da jubarte A (indivíduo abaixo), onde podemos ver uma notável descoloração do corpo causada pelos piolhos de baleia. A lesão na mandíbula [macho A] é visível à esquerda. Enquanto isso, o macho B aparenta ter grande saúde, força e vigor físico e sexual. Ref.1

O macho B repetidamente se aproximava pela parte de trás do macho A e penetrava esse último, parecendo segurá-lo com suas nadadeiras peitorais. As penetrações penianas foram rasas (alguns centímetros de profundidade na fenda genital do macho A), e cada uma durando menos de 2 minutos (Fig.1, 3). O aperto feito com as nadadeiras peitorais durante as penetrações parece ser um comportamento importante de cópula para as jubartes, algo reforçado pela novo registro e por evidências prévias.


Figura 3. Macho B com seu pênis inserido na fenda genital do macho A. Ref.1

Figura 4. Imagem ampliada da região genital da jubarte A, onde o macho B estava penetrando com seu pênis. Ref.1

Comportamento homossexual tem sido amplamente registrado em animais diversos. Entre mamíferos marinhos, observações desse comportamento vão desde morsas e focas até golfinhos e baleias verdadeiras (2). Em cetáceos machos, atividade homossexual pode envolver a inserção do pênis na fenda genital ou no ânus de outro macho. Funções propostas para o comportamento homossexual e não-reprodutivo são diversas, e incluem aprendizado de comportamentos reprodutivos, estabelecimento de dominância, formação de alianças e redução de tensão social (3).


Para mais informações


A saúde da jubarte macho A relativa ao macho B pode ser relevante para o comportamento homossexual reportado. Enquanto é incerta a causa da lesão na mandíbula do macho A - talvez choque com uma grande embarcação -, esse tipo de lesão pode causar sofrimento e enfraquecimento do cetáceo ao longo de semanas ou meses. A condição corporal do macho A e sua carga parasítica sugerem que esse indivíduo estava com saúde frágil, provavelmente declinante há algum tempo, e podia estar em processo de morte.


Nesse contexto, algumas possíveis explicações para o comportamento homossexual:


- o macho B confundiu o macho A com uma fêmea;

- o macho B estava reforçando uma relação social com um indivíduo doente;

- o macho B estava expressando dominância sobre um competidor fraco e lesionado.


Comportamento agonístico inclui exibição de força para fazer o animal parecer maior e/ou mais fisicamente apto do que seus competidores, permitindo acesso a recursos valiosos, como alimento ou parceiro sexual. É possível que a extrusão do pênis e/ou penetração de jubartes machos contra outras jubartes machos seja uma forma de comportamento agonístico. Aliás, o macho A exibia uma postura em forma de S durante o evento que sugeria incômodo com as investidas do macho B, mas com escape prejudicado pelo estado debilitado do corpo.


REFERÊNCIAS

  1. Stack et al. (2024). An observation of sexual behavior between two male humpback whales. Marine Mammal Science, e13119. https://doi.org/10.1111/mms.13119
  2. https://www.pacificwhale.org/pwf-researcher-documents-first-ever-humpback-whale-copulation/
  3. https://museunacional.ufrj.br/expobaleia/cetaceos.html

Primeiro registro visual de atividade sexual entre baleias-jubartes ... e eram dois machos Primeiro registro visual de atividade sexual entre baleias-jubartes ... e eram dois machos Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 29, 2024 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]