Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem "super anticorpo" humano efetivo em neutralizar a peçonha de três cobras distintas e perigosas

Figura 1. Mamba Negra, uma das mais perigosas cobras conhecidas.

Em um avanço potencialmente revolucionário na área, cientistas descobriram um potente anticorpo que pode neutralizar uma crítica neurotoxina produzida por quatro diferentes espécies muito perigosas de cobra do Sudeste Asiático, Sul Asiático e África! O anticorpo protegeu completamente, em testes in vivo, contra doses letais de três dessas espécies.


É um passo muito promissor no sentido de desenvolver um soro antiofídico universal que possa ser usado para qualquer uma das ~200 espécies perigosas de cobras peçonhentas.


A descoberta foi reportada no periódico Science Translational Medicine (Ref.1).


A peçonha de cobras é uma mistura de dezenas ou mesmo centenas de compostos proteicos que afetam células nervosas, coagulação sanguínea ou tecidos, matando até 138 mil pessoas anualmente - além de deixar ~400 mil outras pessoas debilitadas. O impacto é particularmente severo em países de renda baixa e média na África Subsaariana e na Ásia, devido ao alarmante grande número de picadas de cobras e limitado acesso a recursos médicos adequados.


Sugestão de leitura:


- Continua após o anúncio -


O soro antiofídico (anticorpos policlonais derivados de animais) - um coquetel de anticorpos coletadas de cavalos ou ovelhas expostos a doses não-letais de peçonha ofídica - é o único tratamento efetivo contra picadas de cobras peçonhentas, mas possui atualmente várias limitações (segurança, eficácia, potência, custo e distribuição). A principal é a grande variação de peçonha entre as espécies de cobras - e até mesmo entre populações de uma mesma espécie -, tornando necessários vários tipos de soro antiofídico visando múltiplos táxons.


Existem também antídotos de espectro mais amplo para várias espécies de cobras de uma região, mas possuem baixa-moderada eficácia (altas taxas de mortalidade associadas).


No novo estudo, os pesquisadores analisaram ~100 bilhões de anticorpos humanos artificiais em um massivo banco de dados buscando aqueles que melhor se ligariam a um grupo de neurotoxinas (3FTx-L) comum no veneno de várias cobras da família Elapidae. Um dos candidatos - anticorpo 95Mat5 - exibiu o melhor desempenho in vitro, imitando efetivamente a ligação entre as toxinas e seus receptores. Em testes in vivo com roedores, os pesquisadores mostraram que o 95Mat5 era efetivo em neutralizar completamente o veneno de três notáveis e distintas cobras peçonhentas: Bungarus multicinctus, Naja kaouthia e Dendroaspis polylepis (mamba-negra). Além disso, aumentou significativamente o tempo de sobrevivência contra envenenamento pela Ophiophagus hannah (cobra-rei).


E como o anticorpo é derivado de células humanas, o risco de efeitos adversos em humanos é esperado de ser reduzido substancialmente em relação a anticorpos tradicionais em soros antiofídicos, aumentando a segurança e eficácia do tratamento. Soros antiofídicos tradicionais (ex.: derivados de cavalos) podem resultar em doença do complexo imune e severa anafilaxia devido à reação imune do corpo humano às proteínas séricas ou soro estranho. Após hiperimunização de grandes animais, como equinos e ovinos, e produção robusta de anticorpos, imunoglobulinas policlonais (IgGs) são purificadas, às vezes processadas em fragmentos de anticorpos, e formuladas para administração intravenosa em vítimas de picadas de cobras. Porém, imunogenicidade de proteínas heterólogas e impurezas diversas presentes nos soros antiofídicos podem provocar sérias reações no corpo humano - algo amplificado pelo fato de que apenas uma fração dos anticorpos no soro atua de forma terapeuticamente efetiva contra as toxinas.


O próximo passo dos pesquisadores é investigar novos anticorpos artificiais humanos para outros componentes críticos de peçonhas pertencentes a cobras diversas, no sentido de criar no futuro um coquetel de anticorpos efetivo para qualquer cobra peçonhenta.


REFERÊNCIAS

  1. Khalek et al. (2024). Synthetic development of a broadly neutralizing antibody against snake venom long-chain α-neurotoxins. Science Translational Medicine, Vol.16, No. 735. https://doi.org/10.1126/scitranslmed.adk1867
  2. https://www.science.org/content/article/powerful-new-antivenom-raises-hopes-universal-solution-lethal-snakebites

Cientistas descobrem "super anticorpo" humano efetivo em neutralizar a peçonha de três cobras distintas e perigosas Cientistas descobrem "super anticorpo" humano efetivo em neutralizar a peçonha de três cobras distintas e perigosas Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 25, 2024 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]