Últimas Notícias

[5]

Mutações responsáveis pelas dramáticas diferenças de tamanho entre os cães estão presentes nos lobos


Antigos cães (Canis familiaris), domesticados de lobos nos últimos 30 mil anos - e nossos companheiros há pelo menos 15 mil anos (1) - diferiam em tamanho de forma bem mais tímida do que atualmente. A ocorrência de tamanhos extremos nos cães - algumas linhagens até 40 vezes maiores do que outras linhagens - emergiu nos últimos 200 anos, à medida que os humanos estabeleceram as modernas linhagens.


- Continua após o anúncio -


Em um estudo publicado esta semana no periódico Current Biology (2), pesquisadores investigaram a origem de mutações próximo do gene IGF1, as quais possuem papel crítico na variação de tamanho entre cães domésticos e responsáveis por cães tão grandes quanto a linhagem Danes e tão pequenos quanto a linhagem Chihuahua. O trecho de DNA associado a essa mutação codifica uma molécula não-codificante de RNA, a qual está envolvida no controle de níveis da proteína IGF1, um potente hormônio do crescimento (3).


Leitura recomendada:


Um total de 1431 genomas de canídeos (13 espécies) foram analisados no estudo, incluindo antigos cães, lobos, coiotes e 230 linhagens caninas modernas. No processo de análise genética, os pesquisadores identificaram dois alelos (no caso, mutações de nucleotídeo único, SNP) na região genômica de interesse: rs22397284 e rs22437444. Ao longo de todas as linhagens caninas, cães com duas cópias (homozigotos) do alelo rs22397284 tendiam a ter uma massa corporal menor do que 15 kg e menores níveis de IGF1 circulante, enquanto cães com duas cópias do rs22437444 tendiam a ter uma massa maior do que 25 kg e maiores níveis de IGF1 circulante. Cães com uma cópia de cada alelo tendiam a ter corpulência intermediária.


Interessantemente, o mesmo padrão foi encontrado para outros canídeos. Coiotes, chacais, raposas e outros canídeos de pequeno-médio porte (incluindo lobos cinzentos do Oriente Médio) tinham duas cópias do alelo rs22397284, indicando uma origem ancestral dessa variante para todos os canídeos modernos, incluindo cães. Já um antigo lobo Siberiano, datado em 53 mil anos, carregava uma cópia do alelo rs22437444. Outros lobos antigos e modernos nas latitudes mais ao norte expressavam duas cópias desse alelo, indicando seleção positiva para corpos maiores (baixas temperaturas como provável pressão seletiva).


Os resultados, portanto, derrubam a tradicional ideia de que cães com tamanhos extremamente reduzidos emergiram a partir de novas mutações fixadas durante processos recentes de seleção artificial. Sugerem também que cães foram domesticados a partir de lobos de porte intermediário nas latitudes Eurasianas mais ao sul carregando ambos os alelos; homozigotos para um ou para outro alelo teriam sido, então, selecionados por humanos a partir do século XIX para a emergência de cães com tamanhos extremos.


> IMPORTANTE mencionar que o gene IGF1 responde por cerca de 15% da variação de tamanho entre as linhagens caninas. Outras variantes genéticas também são relevantes na determinação de tamanhos corporais entre cães.


> CONSCIENTIZAÇÃO: Cães braquiocefálicos com deformações extremas (buldogues Inglês e Francês, e Pugs) sofrem com vários problemas de saúde, e menor qualidade de vida, e deveriam ser descontinuados. Selecionamos pensando apenas na aparência física e ignoramos o bem-estar desses animais. E, infelizmente, estão se tornando cada vez mais populares. Para mais informações, acesse: Conscientização: É preciso desestimular a demanda por cães braquicefálicos 


REFERÊNCIAS

  • (2) Plassais et al. (2022). Natural and human-driven selection of a single noncoding body size variant in ancient and modern canids. Current Biology 32, 889–897. https://doi.org/10.1016/j.cub.2021.12.036
  • https://www.nature.com/articles/d41586-022-00209-0

Mutações responsáveis pelas dramáticas diferenças de tamanho entre os cães estão presentes nos lobos Mutações responsáveis pelas dramáticas diferenças de tamanho entre os cães estão presentes nos lobos Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 18, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]