Últimas Notícias

[5]

Evento climático pode ter sido responsável pela emergência do Homo sapiens


 

Um estudo publicado na Nature (1), e conduzido por um time internacional de cientistas, trouxe clara evidência para uma ligação entre mudanças climáticas fomentadas por fatores astronômicos e a evolução humana. Ao combinar extensivas evidências fósseis e arqueológicas com um poderosos modelo de simulação da história climática do planeta nos últimos 2 milhões de anos (produzido com o auxílio do supercomputador Sul-Coreano Aleph), pesquisadores foram capazes de determinar sob quais condições ambientais humanos arcaicos e ancestrais viveram.


Mudanças orbitais na excentricidade, precessão e obliquidade da Terra são os grandes gatilhos para significativas mudanças climáticas a nível global (2). As variações nesses parâmetros astronômicos ocorrem em escalas de tempo de 21 a 100-400 mil anos. 


- Continua após o anúncio -


Os registros fósseis e arqueológicos mostram significativas diferenças de habitas para três mais recentes grupos de humanos (Homo sapiens, Homo neanderthalensis e Homo heidelbergensis), sugerindo provável influência de mudanças climáticas nos últimos 500 mil anos (incluindo ciclos glaciais) como fatores determinantes de nicho ecológico para o gênero Homo.


Nesse sentido, os pesquisadores usaram o robusto modelo de simulação computacional (o qual gerou 500 Terabytes de dados) para elucidar a real associação entre variações climáticas e evolução dessas espécies humanas. Os resultados da simulação corroboraram essa associação, mostrando que os Neandertais (e provavelmente os Denisovanos) derivaram de um clado Eurasiano do H. heidelbergensis ao redor de 500-400 mil anos atrás, e que as raízes evolucionárias do H. sapiens possuem origem em populações do H. heidelbergenis no Sul da África ao redor de 300 mil anos atrás. Esses resultados corroboram certas linhas de evidências genéticas e morfológicas acumuladas nas últimas décadas (3).


Nesse cenário, os humanos modernos teriam emergido durante um único caminho evolucionário quando as condições climáticas tornaram o habitat sul-Africano do H. heidelbergensis anormalmente mais quente e seco, fazendo essa espécie evoluir eventualmente para o H. sapiens como uma série de respostas adaptativas.


Outros homininis foram também investigados, incluindo o H. erectus, H. ergaster e H. habilis. A simulação apontou que esses mais antigos homininis - que viveram há cerca de 2-1 milhões de anos - preferiam condições climáticas mais estáveis, limitando-os a corredores geográficos relativamente estreitos. Seguindo uma grande transição climática há cerca de 800 mil anos (causada por uma órbita mais elíptica da Terra), grupos diversos do H. heidelbergensis (derivados provavelmente do H. ergaster) se adaptaram a mais amplas faixas de condições climáticas (as quais se tornaram mais úmidas) e disponibilidade de recursos, possibilitando que alcançassem diferentes partes do mundo, desde o Sul da África até a Europa e o Leste Asiático.


- Continua após o anúncio -


Porém, as conclusões do estudo não vão encontrar total acordo com o meio acadêmico (4). Existem hipóteses indicando uma origem evolucionária mais complexa para o H. sapiens do que uma simples especiação a partir de um único evento climático. Além disso, a própria espécie H. heidelbergensis é alvo de muitas críticas de especialistas, os quais sugerem que muitos espécimes morfologicamente e geneticamente distintas estão sendo englobados por esse único táxon - isso inclui espécimes na Ásia, China e África (5). É sugerido que muitos Neandertais estão sendo erroneamente classificados como H. heidelbergensis. Mais recentemente, foi proposta uma nova espécie (H. bodoensis), antes englobada pelo H. heidelbergensis, como o ancestral direto do H. sapiens na África (algo que não necessariamente entra em conflito com o novo estudo na Nature) (5).


Por fim, o estudo - e a simulação computacional - é limitado devido a lacunas entre registros arqueológicos, fósseis e genéticos que ainda precisam ser elucidadas.


De qualquer forma, o estudo traz uma forte evidência de que fatores climáticos foram importantes para a distribuição e dispersão dos homininis, e provavelmente para especiações dentro do gênero Homo.


> Interessante também mencionar que mudanças climáticas também parecem estar por trás da extinção de espécies humanas (5).


(1) Publicação do estudohttps://www.nature.com/articles/s41586-022-04600-9


Para mais informações:

Evento climático pode ter sido responsável pela emergência do Homo sapiens Evento climático pode ter sido responsável pela emergência do Homo sapiens Reviewed by Saber Atualizado on abril 15, 2022 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]