Últimas Notícias

[5]

Identificada pela primeira vez a presença de microplásticos no pulmão humano


- Atualizado no dia 6 de outubro de 2023 -

Agência FAPESP* – A presença de microplásticos ambientais no pulmão humano foi documentada pela primeira vez por pesquisadores da Universidade de São Paulo (FM-USP) em artigo publicado no Journal of Hazardous Materials.


A pesquisa, financiada pela FAPESP, foi desenvolvida por grupos do Instituto de Química e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, em parceria com uma equipe da Faculdade de Medicina (FM-USP) coordenada pela professora Thais Mauad.


- Continua após o anúncio -


Foram analisadas amostras de 20 tecidos pulmonares, das quais 13 peças continham resíduos de microplásticos. O material foi quantificado e caracterizado pelos pesquisadores com auxílio de espectroscopia Raman – uma técnica fotônica de alta resolução que pode proporcionar, em poucos segundos, informação química e estrutural de quase qualquer material. As análises revelaram a presença de partículas poliméricas menores do que 5,5 micrômetros (µm, a milésima parte do milímetro), bem como de fibras que variavam entre 8,12 e 16,8 µm. Os polímeros mais frequentemente determinados foram o polietileno e o polipropileno. Segundo os autores, a contaminação dos pulmões ocorreu por inalação.


“Somos o primeiro grupo no mundo a obter e publicar essas conclusões”, afirma Luís Fernando Amato Lourenço, pesquisador do Departamento de Patologia da FM-USP e bolsista da FAPESP, em entrevista para a Assessoria de Comunicação da FM-USP.


O projeto foi realizado dentro do Programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT) da FAPESP em acordo de cooperação científica com a Universidade de Leiden, dos Países Baixos.


Estudos anteriores já haviam demonstrado que os microplásticos estão presentes no ar de grandes metrópoles e que as pessoas inalam essas partículas ou fibras. A pesquisa da FM-USP indica que, uma vez no meio ambiente, essas partículas e fibras são muito heterogêneas e tendem a se ligar a outros poluentes presentes no ar ou mesmo vírus e bactérias, servindo como vetores. Dessa forma, existe grande potencial de os microplásticos com esses contaminantes e microrganismos agregados serem respirados pelas pessoas.


> Leitura recomendadaCientistas pela primeira vez encontram microplásticos em placentas humanas


“O tema sobre microplásticos e saúde humana ainda é extremamente recente. Com os resultados, evidenciando que diferentes tipos de microplásticos chegam até o sistema respiratório humano, os pesquisadores poderão elucidar quais são os potenciais efeitos adversos desses compostos na saúde. Esse é justamente o próximo passo da nossa pesquisa na FM-USP”, comenta Lourenço (!).


------------

(!) Evidências preliminares mais recentes, avaliando a toxicidade celular dos microplásticos, já encontraram preocupantes interações entre células humanas e esses materiais incluindo morte celular e reações alérgicas, e a níveis de típica exposição humana ao atual cenário de poluição ambiental. Em especial, microplásticos com formas irregulares parecem ser os mais nocivos para as nossas células. Referência: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304389421028302


> Boa parte dos microplásticos suspensos na atmosfera parecem ter origem do oceano, emitidos a partir do "spray" de gotículas de água marinha formado pela explosão de bolhas na superfície. Estima-se que entre 0,02 e 7,4 megatoneladas de microplásticos com diâmetros de 10-280 micrômetros (μm) são emitidos pelo oceano anualmente. Referência: https://academic.oup.com/pnasnexus/article/2/10/pgad296/7286531

--------------


No momento, o grupo de cientistas responsável pelo estudo já faz o acompanhamento do ar da cidade de São Paulo para mensurar o quanto dessas partículas estão presentes em ambientes externos e internos.


> O artigo Presence of airborne microplastics in human lung tissue pode ser lido em www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304389421010888


* Com informações da Assessoria de Comunicação da FM-USP .
 


> Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Identificada pela primeira vez a presença de microplásticos no pulmão humano Identificada pela primeira vez a presença de microplásticos no pulmão humano Reviewed by Saber Atualizado on junho 26, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]