Últimas Notícias

[5]

Crânio descoberto aponta nova espécie humana ou o tão procurado Denisovano


Em três impactantes estudos publicados no periódico The Innovation (Ref.1-3) - pertencente ao grupo Cell - cientistas Chineses da Universidade de Hebei GEO, liderados pelo paleontólogo Qiang Ji, e mais dois colaboradores internacionais, reportaram e descreveram um peculiar crânio datado de pelo menos 146 mil anos atrás que ou representa uma nova espécie humana (no caso, Homo longi) ou finalmente o tão procurado crânio bem conservado da espécie Homo denisova (Denisovanos), nossos parentes evolutivos do Leste Asiático e espécie irmã dos Neandertais.


- Continua após o anúncio -


O percurso evolucionário dos humanos modernos (Homo sapiens), ou seja, da nossa própria espécie, é um tópico amplamente explorado e que vem revelando um quadro cada vez mais complexo de interações interespécies do gênero Homo, tanto a nível cultural quanto a nível genético. Durante o Pleistoceno Médio e Tardio, várias linhagens humanas, mais evidentemente a nível de espécie, co-existiram com o H. sapiens ao longo da África e da Eurásia. Esses homininis extintos incluem o H. heidelbergensis/H. rhodesiensis, Homo naledi, Homo floresiensis, H. luzonensis, Denisovanos, Neandertais (Homo neanderthalensis) e Homo erectus. Portanto, é fortemente sugerido que esses homininis Asiáticos foram cruciais para emergência do H. sapiens como hoje o conhecemos, particularmente através de fluxo genético na forma de hibridizações.


Para mais informações:


Porém, evidências fósseis e genéticas são limitadas e frequentemente incompletas, dificultando a integração delas para um quadro mais amplo e detalhado da evolução humana.


No novo 'estudo triplo', pesquisadores reportaram um fóssil de crânio humano (HBSM2018-000018(A)) caracterizado por uma combinação de grande capacidade craniana (~1420 mL) - na faixa dos humanos modernos -, face curta e ossos da bochecha pequenos como no H. sapiens, mas também baixo arco craniano, robusto arco supraorbital, grandes molares e prognatismo alveolar, traços bem característicos de outros humanos arcaicos, incluindo Neandertais e o H. heidelbergensis. As dimensões e outros traços cranianos sugeriram um indivíduo adulto do sexo masculino, e uma idade de 50 anos considerando um padrão H. sapiens, mas com o desgaste dentário sugerindo uma idade mais jovem.


(!) Leitura recomendadaCor da pele, Vitamina D, Ácido Fólico e Evolução


O crânio estava preservado no Museu de Geociência da Universidade GEO Hebei, em Shijiazhuang, Província de Hebei, China. É reportado que foi descoberto em 1933 durante o trabalho forçado de construção da Ponte Dongjang sobre o Rio Songhua, na cidade de Harbin, sob ordem das forças militares do Japão - na época a região estava sob a ocupação estrangeira após a invasão da Manchúria pelas tropas Japonesas. Um homem Chinês responsável pela descoberta havia escondido o crânio em um poço para não ser confiscado pelas forças militares invasoras, e apenas recentemente ele foi redescoberto. Através da técnica de fluorescência por raios-X, os pesquisadores examinaram a distribuição de elementos do crânio e de fósseis de mamíferos na região para a localização mais exata de onde o primeiro estava originalmente depositado. Eles, de fato, confirmaram que o crânio havia sido retirado de uma localidade próxima da ponte.


A composição isotópica (estrôncio, Sr) em sedimentos incrustados nas cavidades nasais do crânio de Harbin e de sedimentos específicos ao redor da ponte, junto com outras análises geoquímicas, sugeriram uma idade entre 309 mil e 138 mil anos, do Pleistoceno Médio até o Holoceno Inferior. Datação direta do crânio pelo método radiométrico de desequilíbrio da série de urânio (U-série) resultou em uma idade mínima de ~146 mil anos. Considerando outras evidências, os pesquisadores concluíram que o crânio de Harbin era do Pleistoceno Médio, consistente com a datação radiométrica.

 

- Continua após o anúncio -


Através de análise filogenética, os pesquisadores concluíram que o crânio de Harbin pertencia a uma nova linhagem humana evoluindo no Leste Asiático, e um grupo irmão do H. sapiens, evolutivamente ainda mais próximo do que os Neandertais. Apelidado de "Homem Dragão", foi sugerido uma nova espécie: Homo longi (Long significa 'dragão' em Mandarim). Porém, outros cientistas não associados ao estudo discordaram da classificação, fortemente argumentando que o crânio pertencia a um Denisovano - o primeiro encontrado tão bem preservado e completo (Ref.4). Os autores do estudo também consideraram essa possibilidade.


Aliás, um dos co-autores do estudo, Chris Stringer, um paleoantropólogo do Museu de História Natural de Londres, declarou em entrevista que o crânio de Harbin é, na opinião dele, provavelmente um Denisovano (Ref.4). Se esse for o caso, o crânio de Harbin provavelmente representa um humano mais próximo relacionado aos Neandertais do que de humanos modernos. 


Análise de proteínas ou de DNA antigo extraídos dos ossos ou dos dentes do crânio ainda não foram realizadas, mas provavelmente serão cruciais para se determinar com certeza a real natureza do Homem Dragão.


REFERÊNCIAS

  1. https://www.cell.com/the-innovation/fulltext/S2666-6758(21)00057-6 
  2. https://www.cell.com/the-innovation/fulltext/S2666-6758(21)00055-2 
  3. https://www.cell.com/the-innovation/fulltext/S2666-6758(21)00056-4 
  4. https://www.sciencemag.org/news/2021/06/stunning-dragon-man-skull-may-be-elusive-denisovan-or-new-species-human


Crânio descoberto aponta nova espécie humana ou o tão procurado Denisovano Crânio descoberto aponta nova espécie humana ou o tão procurado Denisovano Reviewed by Saber Atualizado on junho 26, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]