Últimas Notícias

[5]

COVID-19 está causando lesões cardíacas em atletas e danos enzimáticos generalizados

 

O novo coronavírus (SARS-CoV-2), patógeno responsável pela COVID-19, já infectou pelo menos ~180 milhões de pessoas ao redor do mundo, causando significativa morbidade e mortalidade. A COVID-19 caracteriza-se por ser uma doença sistêmica, afetando várias partes do corpo, e quando pacientes hospitalizados não vão a óbito, danos significativos à saúde tendem a persistir após a recuperação (1). Agora, dois estudos recentemente publicados trouxeram evidência de que os efeitos adversos da COVID-19 estão sendo subestimados e evidência de um mecanismo molecular que pode explicar muitos desses danos. 


(1) Leitura recomendadaPacientes com COVID-19 enfrentam um risco de morte 60% maior após a recuperação


MIOCARDITE EM ATLETAS


Atletas competitivos são uma população única que pode estar sob alto risco para a transmissão de doenças virais, especialmente em esportes jogados em times de múltiplos jogadores e contato próximo (ex.: futebol). E uma vez infectados, os atletas podem ficar sob risco de morte cardíaca súbita (MCS) durante treinos e competições. Miocardite viral em indivíduos assintomáticos é uma causa comum de MCS, principalmente entre aqueles com menos de 35 anos de idade.


- Continua após o anúncio -


Lesões associadas a miocardites durante a infecção pelo SARS-CoV-2 são bem estabelecidas e descritas na literatura médica. De fato, a COVID-19 pode causar danos cardíacos variados e existe evidência de que o SARS-CoV-2 é capaz de infectar o tecido cardíaco (2). 


(2) Para mais informações, acesseEm vários pacientes mortos pela COVID-19, o vírus foi encontrado no coração


Nesse sentido, um estudo publicado no periódico JAMA Cardiology (Ref.1) analisou 1597 atletas colegiados Norte-Americanos (964 homens) com infecção prévia pelo SARS-CoV-2 (sintomática ou assintomática) confirmada por testes laboratoriais. Com o auxílio da técnica de ressonância magnética cardíaca (CMR), os pesquisadores encontraram que 37 atletas (incluindo 27 homens) foram diagnosticados com miocardite causada pela COVID-19 (incidência de 2,3%). Desse total, 9 apresentavam miocardite clínica e 28 tinham miocardite subclínica.


Essa taxa significativa de sérios danos cardíacos foi observada em uma população jovem e com real 'histórico de atleta'. Fica mais uma vez justificada a grande preocupação com os efeitos de médio e de longo prazo da COVID-19 na população em geral, principalmente naqueles que foram hospitalizados.



PROTEASE PLpro


Durante infecções virais, proteases são produzidas no processo de replicação do vírus, as quais clivam uma série de proteínas do hospedeiro. Vírus como o SARS-CoV-2 produzem várias dessas enzimas, cada uma delas reconhecendo sequências específicas de aminoácidos que visam cortar em várias partes poliproteínas sintetizadas a partir do maquinário genético celular dirigido pelo RNA viral. 


De fato, as proteases virais são altamente específicas, reconhecendo locais conservados de clivagem representados por sequências de apenas ~6-8 aminoácidos. No entanto, algumas proteínas humanas também contêm essas sequências (conhecidas como sequências homólogas patógeno-hospedeiras, ou SSHHPS), incluindo aquelas envolvidas na geração de resposta imune inata (potencialmente dificultando as defesas antivirais do corpo).


- Continua após o anúncio -


A protease similar à papaína (PLpro) do SARS-CoV-2 é essencial no processamento de proteínas virais necessárias para a replicação do vírus. Além disso, essa enzima pode cortar ou inativar algumas proteínas humanas importantes para a resposta imune. 


Nesse sentido, em um estudo publicado no periódico ACS Infectious Diseases (Ref.2), pesquisadores usaram análise computacional e experimentos in vitro para buscar por todas as proteínas humanas conhecidas que carregam sequências similares ou idênticas àquelas reconhecidas pelos SSHHPS do SARS-CoV-2. A análise revelou que as proteínas com o maior número de sequências compatíveis eram aquelas que tinham funções cardiovasculares, inflamatórias, renais, respiratórias ou sanguíneas, com disrupção compatível com vários dos sintomas da COVID-19. 



Para exemplificar, duas dessas proteínas contendo SSHHPS eram as miosinas cardíacas MYH7 e MYH6, ambas ligadas a várias cardiomiopatias e com uma possuindo função anti-inflamatória e a outra função anticoagulante. Inativação dessas proteínas pela protease PLpro é consistente com os característicos sintomas da COVID-19 de danos cardíacos (ex.: miocardites), complicações trombóticas e excesso de inflamação.


Intervenções farmacológicas visando a protease PLpro podem abrir caminho para tratamentos efetivos contra a COVID-19.

  

REFERÊNCIAS

  1. https://jamanetwork.com/journals/jamacardiology/fullarticle/2780548 
  2. https://pubs.acs.org/doi/full/10.1021/acsinfecdis.0c00866

COVID-19 está causando lesões cardíacas em atletas e danos enzimáticos generalizados COVID-19 está causando lesões cardíacas em atletas e danos enzimáticos generalizados Reviewed by Saber Atualizado on junho 13, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]