Últimas Notícias

[5]

Esteroides anabolizantes aceleram o envelhecimento do cérebro

 

Esteroides anabólicos – popularmente chamados de anabolizantes ou “bombas” – são versões sintéticas do hormônio masculino testosterona e os quais são usados para algumas aplicações médicas, como tratamento de desbalanço hormonal. Porém, na prática, o uso majoritário dessas drogas visa propósitos de melhoramento da performance atlética e do aumento da massa muscular, seja por atletas profissionais seja pelo público em geral. Esse uso não-medicinal está associado com sérios riscos à saúde, e um estudo recentemente publicado no periódico Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging (1) encontrou e reforçou evidências prévias de que os esteroides anabólicos podem causar significativos danos ao cérebro, fazendo com que este envelheça prematuramente.   


- Continua após o anúncio -


Esteroides anabólicos-androgênicos (EAA) são uma família de hormônios que englobam a testosterona e centenas de derivativos sintéticos desse hormônio (!). Administração de doses suprafisiológicas de EAA em combinação com treinamento de força aumenta a massa de musculatura magra e a capacidade de força. Esses são efeitos muito cobiçados por atletas e fisiculturistas, com um amplo uso nesse sentido sendo observado desde a década de 1950, bem antes de se espalhar para o público em geral na década de 1980. O uso de EAA possui um espectro de consequências adversas à saúde e sociais (!), porém os efeitos a longo prazo – especialmente relativos ao sistema cardiovascular – só recentemente começaram a ser descritos na literatura acadêmica, já que o uso dessas drogas só começou a ficar mais disseminado a partir de décadas recentes.  


(!) Para mais informações, acesseEsteroides anabólicos: Alto risco para doenças cardiovasculares, COVID-19 e dano testicular persistente


A ação biológica dos EAA e de seus metabólitos são primariamente mediados via receptores androgênicos, no entanto vários também exercem efeitos fisiológicos via receptores estrogênicos, devido aos efeitos de aromatização. Os esteroides anabólicos prontamente atravessam a barreira sangue-cérebro e afetam o sistema nervoso central. Os receptores de esteroides sexuais são amplamente expressos no cérebro, e de forma abundante em regiões como o tronco encefálico, hipotálamo, amígdala, estriado, hipocampo e o córtex cerebral.  


Doses tipicamente altas e frequentemente usadas na busca por crescimento muscular envolvem algo em torno de 250-5000 mg/semana, algo 5-100 vezes maior do que a produção normal de testosterona. Enquanto que efeitos neuroprotetores têm sido associados a doses fisiológicas de testosterona, altas doses e uso frequente de EAA estão associados com cardiomiopatia, doença aterosclerótica, hipogonadismo prolongado, prejuízos na sensibilidade à insulina, toxicidade no fígado e nos rins, e potenciais implicações para a saúde cerebral.  


Crescente evidência sugere que altas doses de EAA causam sérios danos ao cérebro. Efeitos neurotóxicos de vários esteroides anabólicos estão associados com redução da matéria cinzenta, cortical e do volume do putâmen, e a um córtex cerebral mais fino. Comparando levantadores de peso usuários e não-usuários de esteroides anabólicos, uma série de estudos prévios têm encontrado evidência associativa de que o uso de esteroides anabólicos reduz a performance em tarefas envolvendo memória de trabalho, funções executivas, aprendizado e memória, velocidade de processamento e resolução de problemas. Isso levou à hipótese de que os EAA podem acelerar o envelhecimento do cérebro.   


- Continua após o anúncio -


No novo estudo, pesquisadores do Departamento de Saúde Mental e Vício, da Universidade Hospitalar de Oslo, Oslo, Noruega, resolveram testar essa hipótese, analisando via imagem por ressonância magnética (MRI) o cérebro de 130 levantadores de peso com histórico de uso prolongado de EAA e de 99 levantadores de peso que nunca usaram EAA. Usando dados compilados de quase 2 mil indivíduos do sexo masculino com idades de 18 a 92 anos, os pesquisadores treinaram uma máquina de aprendizado (inteligência artificial) para predizer a idade cerebral de cada um dos participantes, e então determinaram a diferença entre a idade cronológica de cada participante e a idade cerebral estimada. 


Avançada idade cerebral é associada com danos cognitivos e aumento do risco de doenças neurodegenerativas. Como esperado, os resultados da análise comparativa mostraram que os usuários de esteroides anabolizantes possuíam uma maior diferença entre a idade cronológica e a idade cerebral, espelhando uma maior idade global, frontal, temporal, occipital e insular do cérebro nos usuários em relação aos não-usuários com a mesma idade cronológica. Aqueles com dependência em EAA e uso de altas doses por mais de 10 anos mostraram sinais de acelerado envelhecimento cerebral. A diferença entre os grupos analisados não pôde ser explicada por habilidades cognitivas gerais, depressão ou uso de outras substâncias além dos esteroides anabólicos. 


“Os resultados desse estudo devem ser de preocupação para atletas usando esteroides anabólicos para a melhora de performance física e sugerem que os efeitos adversos e cognitivos previamente mostrados de estarem associados com o uso a longo prazo são o resultado de efeitos sobre o cérebro na forma de envelhecimento cerebral acelerado”, comentou Cameron Carter, pesquisador e editor do periódico Biological Psychiatry (2). 


(1) Publicação do estudohttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2451902221000197


(2) Referência adicionalhttps://www.elsevier.com/about/press-releases/research-and-journals/anabolic-androgenic-steroids-accelerate-brain-aging


Esteroides anabolizantes aceleram o envelhecimento do cérebro Esteroides anabolizantes aceleram o envelhecimento do cérebro Reviewed by Saber Atualizado on março 25, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]