Últimas Notícias

[5]

Dois estudos confirmam que o novo coronavírus infecta a boca, incluindo gengiva e glândulas salivares


Apesar de sinais de infecção – incluindo perda de paladar, boca seca e lesões mucosais como ulcerações, enantema e máculas – o envolvimento da cavidade oral na COVID-19 é ainda pouco entendido. Agora, dois estudos independentes, incluindo um conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), encontraram evidências conclusivas de que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) também infecta a boca dos pacientes com COVID-19. 


- Continua após o anúncio -


O SARS-CoV-2 é o responsável pela doença COVID-19, infectando células de mamíferos através da interação da sua proteína Spike com o receptor glicoproteico ACE2 e a enzima TMPRSS2 na superfície da célula hospedeira. A transmissão desse vírus ocorre principalmente via gotículas e aerossóis contaminados (carregando partículas virais infecciosas) expelidos por pacientes assintomáticos, pré-sintomáticos e sintomáticos. Apesar da transmissão do SARS-CoV-2 também ocorrer por atividades envolvendo a cavidade oral, como fala, respiração, tosse, espirro e mesmo canto, a maior parte da atenção têm focado no eixo de infecção nasal-pulmonar. 


Manifestações orais, como perda de paladar, boca seca e lesões bucais, são evidentes em cerca de metade dos casos de COVID-19. Somando-se a isso, expressão de ACE2 e de TMPRSS2 já tinha sido reportada em tecidos orais. Porém, até o momento, era ainda incerto que o SARS-CoV-2 era capaz de diretamente infectar e se replicar em tecidos orais, como as glândulas salivares ou mucosas como a gengiva. Elucidar essa questão é crítico porque se a região oral é alvo de infecção inicial, ela pode atuar de forma importante na transmissão do vírus para os pulmões ou o trato gastrointestinal via saliva, como já havia sido sugerido por outras doenças microbianas, como pneumonia e doenças inflamatórias do intestino, e também atuar de forma mais importante na transmissão inter-hospedeiros do SARS-CoV-2. 


- Continua após o anúncio -


No primeiro estudo explorando a questão, publicado no periódico Nature Medicine, pesquisadores realizaram um sequenciamento de RNA de células de glândulas salivares e gengiva (9 amostras, 13824 células) oriundas de voluntários saudáveis, o qual resultou na identificação de 50 grupos celulares. Em um número de células epiteliais (ducto da glândula salivar e no tecido gengival) foi identificado alta expressão de fatores de entrada viral, incluindo a proteína ACE2 e membros da família TMPRSS (incluindo a protease TMPRSS2). 


Em seguida, usando análise de RNA ortogonal e de expressão proteica, os pesquisadores investigaram tecidos bucais de pacientes com COVID-19 e confirmaram infecção nas glândulas e na mucosa orais pelo SARS-CoV-2. Saliva de indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2 carregavam células epiteliais exibindo expressão de ACE2 e de TMPRSS2 e sustentada infecção viral. Frações salivares celulares e acelulares de oito indivíduos assintomáticos também mostraram transmitir SARS-CoV-2 ex vivo. No caso, os pesquisadores coletaram saliva desses voluntários e a misturaram com células de macaco crescidas em placas de Petri, e algumas dessas células se tornaram infectadas. Isso levanta a possibilidade de que mesmo pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus para outras pessoas através da saliva. 


Por fim para explorar a relação entre sintomas orais e presença do SARS-CoV-2 na saliva, os pesquisadores coletaram amostra de saliva de um grupo separado de 35 voluntários com COVID-19 leve ou assintomática. Das 27 pessoas que experienciaram sintomas, aqueles com a presença do vírus na saliva eram mais prováveis de reportar perda de paladar e de olfato, sugerindo que a infecção oral pode ser responsável direta por sintomas na região bucal. 


Corroborando esse estudo, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), através de procedimentos de autópsia minimamente invasiva, detectaram a presença do SARS-CoV-2 no tecido periodontal de pacientes com COVID-19 que faleceram em decorrência da infecção. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Journal of Oral Microbiology.


Segundo os pesquisadores, a detecção do SARS-CoV-2 na gengiva também corrobora a hipótese de que a inflamação do tecido gengival (periodontite) aumenta o risco de apresentar quadros graves de COVID-19. Isso porque pessoas com periodontite têm maior secreção do fluido gengival que compõe a saliva. Além disso, comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, fatores que podem contribuir para um pior prognóstico de COVID-19, estão altamente associadas à doença periodontal. Assim, uma vez que o SARS-CoV-2 infecta o tecido periodontal, a maior secreção de fluido gengival eleva a carga do vírus na saliva. 


- Continua após o anúncio -


Os resultados de ambos os estudos levantam novas questões sobre a patogênese da COVID-19, incluindo (i) se essa é primariamente uma infecção iniciada na região nasal que se espalha para a cavidade oral, (ii) a possibilidade de uma infecção iniciada na região oral via inoculação de gotículas/aerossóis ou ingestão de fômites (objetos inanimados carregando agentes infecciosos) – incluindo passar dedos contaminados na boca –, e/ou (iii) se o padrão de infecção afeta a severidade da doença e as respostas imunológicas do hospedeiro. Além disso, os novos estudos aumentam o alerta sobre os indivíduos assintomáticos.

Dois estudos confirmam que o novo coronavírus infecta a boca, incluindo gengiva e glândulas salivares Dois estudos confirmam que o novo coronavírus infecta a boca, incluindo gengiva e glândulas salivares Reviewed by Saber Atualizado on março 26, 2021 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]