Últimas Notícias

[5]

Medicamento barato e seguro contra azia mostra potencial para tratar a COVID-19


O novo coronavírus (SARS-CoV-2) continua se espalhando rápido ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Globalmente, temos um acumulado próximo de 7 milhões de casos confirmados e a doença associada (COVID-19) já é responsável por quase 400 mil mortes  registradas. No entanto, apesar dos agressivos esforços de pesquisa, nenhum tratamento específico efetivo existe, e apenas o medicamento Remdesivir parece oferecer moderado benefício clínico para tratar pacientes com COVID-19 suportado por boa - porém, preliminar - evidência científica (I). Agora, em um estudo cohort retrospectivo publicado no periódico Gut (1), pesquisadores trouxeram evidências de que o amplamente usado, barato e seguro medicamento Famotidina pode ser um promissor tratamento para a COVID-19.

- Continua após o anúncio -


A protease do tipo 3-quimotripsina (3CLpro) também conhecida como protease principal (Mpro), e a protease do tipo papaína (PLpro) presente na estrutura do SARS-CoV são duas proteases vitais para a transcrição e replicação das proteínas que o genoma viral codifica por causa da sua peculiaridade de dividir as duas poliproteínas traduzidas (PP1 e PP1ab) em constituintes funcionais separados. Portanto, a 3CLpro é considerada um alvo farmacológico promissor no tratamento da COVID-19.

E um entre os vários candidatos já considerados é o fármaco famotidina. A famotidina é um antagonista de histamina-2-receptor amplamente disponível, não necessita de prescrição médica para uso, não interage com outros medicamentos e tem sido usado com segurança para a supressão da produção de ácido gástrico ao longo de uma grande faixa de doses orais de 20 mg uma vez ao dia até 160 mg quatro vezes ao dia. É um medicamento tradicionalmente indicado para úlcera duodenal e gástrica benigna, prevenção de recidivas de ulceração duodenal, e para condições de hipersecreção, tais como esofagite de refluxo, gastrite e síndrome de Zollinger-Ellison. Muitos também o utilizam para o tratamento de refluxo ácido e de queimação. Reações adversas mais comuns (1-10%) podem incluir cefaleia, diarreia, constipação e tontura.

Em simulações computacionais, a famotidina foi identificada como um potencial inibidor da 3CLpro, e esse e outros potenciais mecanismos de ação para a famotidina no tratamento da COVID-19 são uma área de atual pesquisa. Reforçando o potencial desse fármaco, um estudo cohort retrospectivo prévio observou um reduzido risco de morte ou de intubação para pacientes com COVID-19 que estavam incidentalmente tomando famotidina antes ou durante a admissão ao hospital.

- Continua após o anúncio -


No novo estudo, os pesquisadores, incentivados por essas evidências prévias, resolveram investigar um grupo de 10 pacientes que tomaram famotidina - na forma de auto-medicação - seguindo a emergência dos sintomas para a COVID-19. A severidade de cinco sintomas cardinais - tosse, falta de ar, fatiga, dor de cabeça e perda de paladar/olfato, assim como mal-estar geral - foi medida usando a versão de uma escala de 4 pontos normalmente aplicada para se avaliar a severidade de sintomas de câncer (ECOG PS). 

Sete dos pacientes testaram positivo para a COVID-19, usando teste RT-PCR; dois tinham anticorpos para a infecção; e um paciente não foi testado mas foi diagnosticado com a infecção por um médico. A idade deles variou de 23 a 71 anos, com uma faixa diversa de origem étnica e de fatores de risco para o desenvolvimento de uma doença mais severa, incluindo hipertensão e obesidade. Nenhum deles foi hospitalizado.

Todos os pacientes começaram a tomar famotidina quando estavam se sentido muito mal com a COVID-19, e com os sintomas já persistindo por 2 dias até 26 dias. A dose mais frequentemente usada (6 dos pacientes) foi de 80 mg tomada três vezes ao dia, com o período médio de tratamento durando 11 dias, mas variando de 5 a 21 dias. O medicamento foi bem tolerado por todos os participantes.

Todos os 10 pacientes reportaram que os sintomas rapidamente melhoraram dentro de 24-48 horas do início do uso de famotidina e a maioria se livrou da infecção em até 14 dias. Melhoras foram evidentes ao longo de todos os sintomas analisados, mas os sintomas respiratórias, como tosse e falta de ar, melhoraram mais rapidamente do que sintomas sistêmicos, como fatiga.

Sete dos pacientes não experienciaram quaisquer efeitos colaterais enquanto estavam usando o medicamento, e em três que tiveram, esses foram leves e já esperados com o uso da famotidina.

- Continua após o anúncio -


PORÉM, é importante reforçar que o estudo, obviamente, teve inúmeras limitações, incluindo a falta de randomização, não uso de grupo de controle (placebo), não foi duplo-cego, englobou um número muito pequeno de participantes e as doses do medicamento avaliado variaram entre os participantes. O efeito placebo pode explicar boa parte - ou toda - da melhora experienciada, e os pesquisadores tiveram que confiar no reporte retrospectivo dos pacientes sobre a evolução do quadro clínico. Por fim, a maioria dos pacientes com um quadro leve-moderado da doença conseguem se recuperar sozinhos; o importante no estudo foi avaliar se o medicamento acelerava a recuperação dos pacientes.

Em outras palavras, a análise dessa série de casos sugere, mas NÃO estabelece, um benefício de altas doses famotidina para o tratamento de pacientes com COVID-19 não-hospitalizados. E ainda não se sabe como a famotidina estaria agindo: se incapacitando diretamente o vírus (via 3CLpro) ou alterando de alguma fora a resposta imune do infectado.

Estudos clínicos randomizados placebo-controlados de grande porte são necessários para avaliar a eficácia do medicamento para o tratamento da COVID-19 (incluindo em pacientes hospitalizados), em combinação ou não com outros medicamentos ou terapias. Os autores do novo estudo inclusive reportaram que um desses estudos de alta qualidade está em andamento avaliando a famotidina.


(1) Publicação do estudo: Gut



Medicamento barato e seguro contra azia mostra potencial para tratar a COVID-19 Medicamento barato e seguro contra azia mostra potencial para tratar a COVID-19 Reviewed by Saber Atualizado on junho 05, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]