Últimas Notícias

[5]

A Groenlândia está perdendo gelo 7-10 vezes mais rápido do que na década de 1990


Um robusto e mais do que preocupante estudo publicado esta semana na Nature (1) reportou que a Groenlândia está perdendo gelo nos últimos anos 7 vezes mais rápido do que na década de 1990, corroborando o cenário mais pessimista do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o qual projeta que até 400 milhões de pessoas ficarão expostas anualmente a inundações costeiras até 2100. O estudo foi conduzido por um time internacional constituído por 96 cientistas polares e produziu o mais completo retrato da perda de gelo na Groenlândia até o momento.

- Continua após o anúncio -



Nas últimas décadas, o degelo das geleiras na ilha da Groenlândia tem sido um dos principais contribuidores para o aumento dos níveis do mar (2) - ao lado da expansão térmica -, e é esperado que continue assim no futuro acompanhando o contínuo aquecimento global. Apesar de aumentos no fluxo glacial - e derretimento superficial - terem sido fomentados pelo aquecimento oceânico - e atmosférico -, o grau e a trajetória do atual desbalanço de ganho e perda de gelo permaneciam incertos. Para melhor elucidar a questão, um time de pesquisadores, oriundos de 50 nações, e chamado de IMBIE (Ice Sheet Mass Balance Inter-comparison Exercise), combinou 26 análises independentes para computar mudanças na massa de gelo da enorme ilha entre 1992 e 2018. No total, foram também usados dados de 11 diferentes missões de satélite, incluindo medidas das mudanças de volume, fluxo e gravidade associados às camadas de gelo.

----------
(2) Leitura complementar: Derretimento do gelo nas regiões polares não aumenta o nível dos mares?

No período analisado, a Groenlândia perdeu um total em torno de 3,8 trilhões de toneladas de gelo, com um pico máximo em torno de 335 bilhões de toneladas por ano em 2011. O gelo total perdido levou o nível dos mares a subir cerca de 10,6 milímetros. Usando três modelos climáticos regionais, os pesquisadores também mostraram que uma redução no balanço de massa superficial foi o responsável pela perda de ~1971 bilhões de toneladas (52%) de gelo do total, devido ao aumento do fluxo de água derretida para o oceano. O restante (1827 bilhões de toneladas) de gelo perdido foi devido ao aumento na descarga de geleiras, o qual foi de ~41 bilhões de toneladas por ano na década de 1990 para 87 bilhões de toneladas por ano desde então.

Além disso, os pesquisadores apontaram que entre 2013 e 2017, a taxa total de perda de gelo na Groenlândia foi reduzida a cerca de 217 bilhões de toneladas por ano, na média, à medida que a circulação atmosférica favoreceu condições mais frias e à medida que a temperatura oceânica caiu no término do Jakobshavn Isbrae (grande glaciar de descarga situado na cidade Gronelandesa de Ilulissat). Mesmo assim, essa taxa é 7 vezes maior do que a vista na década de 1990. No pico de 2011, a taxa era 10 vezes maior. Ainda segundo os pesquisadores, as atuais taxas (2019) provavelmente aumentaram de novo devido ao verão este ano muito quente, espelhando as perdas de gelo observadas na Islândia.

- Continua após o anúncio -


Nesse ritmo, os níveis dos mares podem aumentar um extra de 5 cm para 12 cm até o final do século. Apenas devido à perda de gelo na Groenlândia, estima-se que 100 milhões de pessoas em regiões costeiras serão afetadas por inundações todos os anos a partir de 2100. No aumento global por diferentes causas (expansão térmica e derretimento de gelo em outras áreas), é estimado que em torno de 400 milhões de pessoas sofrerão todos os anos com as inundações costeiras a partir de 2100.


(1) Publicação do estudo: Nature

A Groenlândia está perdendo gelo 7-10 vezes mais rápido do que na década de 1990 A Groenlândia está perdendo gelo 7-10 vezes mais rápido do que na década de 1990 Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 11, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]