Últimas Notícias

[5]

Cientistas fazem cabelo humano crescer a partir de células-tronco


----------
> Na imagem central, podemos ver crescimento de cabelo na pele de um rato a partir do transplante de células de papila dérmica humanas derivadas de iPSC. Em destaque na esquerda, temos uma visão amplificada dos cabelos em crescimento; na imagem à direita, temos uma visão via microscopia fluorescente dos folículos capilares sob a pele (núcleo celular em roxo, células epiteliais em verde e células de papila dérmica humanas em vermelho.
----------

Cientistas da Sanford Burnham Prebys - um instituto de pesquisa médica sem fins lucrativos, localizado em La Jola, Califórnia - criaram cabelo com aspecto natural - via folículos capilares funcionais - que crescem através da pele usando células-tronco humanas induzidas pluripotentes (iPSCs, na sigla em inglês), um avanço científico que pode revolucionar a indústria de crescimento capilar e dar esperança para milhões de pessoas - especialmente homens - que sofrem com a calvície (1) ou com outros problemas que levam à perda capilar. O achado foi apresentado ontem no encontro anual da Sociedade Internacional para Pesquisas em Células-Tronco (2). Uma nova companhia formada, a Stemson Therapeutics, já licenciou a tecnologia.

-----------
(1) Para saber mais, acesse: Mitos sobre a calvície


Apenas nos EUA, Mais de 80 milhões de homens, mulheres e crianças experienciam perda de cabelo, seja por causas genéticas (alopécia androgênica, por exemplo), avanço da idade, queimaduras na pele ou desordens médicas diversas. A perda de cabelo é frequentemente acompanhada de estresse emocional que pode reduzir a qualidade de vida e levar a ansiedade e depressão.

- Continua após o anúncio -



Os pesquisadores envolvidos no novo estudo inicialmente analisaram um tipo de célula chamada de papila dérmica. Residindo dentro dos folículos capilares, essas células controlam o crescimento capilar, incluindo a espessura, comprimento e ciclo de crescimento capilar. Subsequentemente, os pesquisadores com sucesso conseguiram crescer cabelo sob a pele de ratos (tecido subcutâneo) ao criar papilas dérmicas derivadas de células-tronco humanas pluripotentes. Mas o processo ainda não era controlado, precisando de mais refinamento,

Agora, os pesquisadores descreveram um novo protocolo - representando um método altamente controlado para a geração de cabelo - que permite o uso da tecnologia na prática clínica a partir de uma fonte ilimitada de células de papila dérmica humanas iPSC-derivadas. O novo protocolo usa um andaime 3D biodegradável feito do mesmo material que pontos solúveis, e o qual controla a direção do crescimento do cabelo e ajuda as células-tronco a integrarem na pele, uma barreira naturalmente resistente a intervenções e ataques externos.

Por enquanto, o protocolo foi testado junto a células epiteliais humanas combinadas com células de papila dérmica de roedores, e com os experimentos sendo conduzidos em ratos pelados imunodeficientes, os quais expressam ausência de pelos no corpo. Já foram iniciados testes com células-tronco e tecidos exclusivamente humanos, processo que permitirá a geração de folículos capilares totalmente humanos, e prontos para o transplante alogênico, sem a necessidade de existência de folículos capilares pré-existentes no paciente. Por exemplo, pessoas totalmente calvas podem gerar material capilar de transplante com tecido de várias partes do corpo, incluindo do sangue, através da nova tecnologia.

- Continua após o anúncio -



Hoje, os únicos tratamentos relativamente efetivos, seguros e amplamente testados para a queda de cabelo são os medicamentos minoxidil e finasterida, e o transplante capilar tradicional, onde folículos capilares já formados são transplantados de uma região do paciente para outra calva. Todos apresentam grandes limitações e, nos casos dos medicamentos para a calvície comum - tópico e oral - boa parte dos pacientes não respondem bem ao tratamento (além de precisarem serem realizados de modo vitalício para que a calvície não volte a avançar).


Referência: 2019 International Society for Stem Cell Research (ISSCR) Annual Meeting

Cientistas fazem cabelo humano crescer a partir de células-tronco Cientistas fazem cabelo humano crescer a partir de células-tronco Reviewed by Saber Atualizado on junho 29, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]