O WhatsApp pode fazer bem para a saúde
Segundo um estudo publicado ontem no periódico International Journal of Human-Computer Studies (1), e realizado por pesquisadores da Universidade de Edge Hill, Reino Unido, gastar um tempo não-excessivo nas mídias sociais, especificamente no Whatsapp, é bom para o nosso bem-estar. Nesse sentido, os pesquisadores encontraram que o aplicativo de mensagens, o qual oferece aos usuários funções de grupo de conversas, possui um impacto positivo no estado de saúde psicológico ao fornecer uma experiência de maior proximidade com as pessoas conhecidas.
- Continua após o anúncio -
"Existem vários debates sobre se gastar tempo nas mídias sociais é ruim para o bem-estar das pessoas, mas nós encontramos que esse tipo de interação pode não ser tão ruim quanto achamos", disse a Dra. Linda Kaye, uma professora e pesquisadora em Psicologia da Universidade de Edge Hill, e autora principal do novo estudo, em entrevista para o jornal do centro acadêmico (2). "Quanto mais tempo as pessoas gastam no WhatsApp, maior é a relação com o sentimento de proximidade dos amigos e familiares, e elas percebem essas relações como sendo de boa qualidade."
Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores analisaram quase 200 usuários do WhatsApp, 158 mulheres e 41 homens, com uma média de idade de 24 anos. A média de uso diário do aplicativo encontrada nessa amostra era de 55 minutos, com os participantes o usando devido à sua popularidade e às funções de conversas em grupo. De acordo com os resultados das análises, existe uma relação inversa entre tempo gasto no aplicativo e sensação de solidão, e uma relação direta entre esse tempo gasto e auto-estima, como consequência da maior proximidade virtual com amigos e familiares.
"Quanto mais fortes essas amizades e quanto mais as pessoas se sentiam afiliadas aos seus grupos de WhatsApp, mais isso estava relacionado positivamente com a auto-estima e com a competência social", disse a Dra. Kaye. "Afiliação de grupo também significou que os usuários de WhatsApp estavam menos solitários. Parece que usar o aplicativo para se conectar com nossos amigos mais próximos é favorável para aspectos do nosso bem-estar."
- Continua após o anúncio -
"Esse estudo contribui para os atuais e longos debates nessa área e fornece evidências específicas do papel dos fatores sociais, junto com as motivações de suporte social, para o uso de tecnologias de comunicação", adicionou a Dra. Kayne. "Especificamente, os achados mostram como incluir fatores relacionados ao relacionamento social capital é altamente pertinente dentro desse campo assim como o entendimento de como o uso de tecnologias está relacionado ao bem-estar psicossocial. Isso dá ascensão à noção de que as tecnologias sociais como o WhatsApp podem simular relações existentes e oportunidades de comunicação, e, portanto, pode otimizar aspectos positivos do bem-estar dos usuários."
(1) Publicação do estudo: IJHCI
(2) Referência adicional: Edge Hill University
O WhatsApp pode fazer bem para a saúde
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 29, 2019
Rating: