Últimas Notícias

[5]

Os primeiros cães parecem ter ajudado os humanos a caçarem na Ásia



As atuais evidências sugerem que a domesticação dos cães ocorreu de forma independente em várias partes do mundo, a partir de lobos (gênero Canis). No sudoeste Asiático, esse processo tomou lugar no Natufiano Epipaleolítico Superior  (~14500-11600 anos atrás), com a mais antiga evidência tendo origem da zona Mediterrânea do sul do Levante. Porém, é ainda incerto se o início da domesticação dos cães ocorreu por acidente ou se os humanos naquela época conscientemente e sistematicamente começaram a empregar lobos mais mansos para ajudar a protegê-los (alertar contra o perigo), fazê-los companhia e/ou mesmo como uma ferramenta de caça.

Nesse sentido, um estudo publicado no Journal of Anthropological Archaelogy desta semana, realizado por um time de arqueólogos da Universidade de Copenhagen e da University College London, descreveu fósseis de 11500 anos de idade pertencentes a animais diversos encontrados em um assentamento humano do Neolítico Pré-Cerâmico A, em Shubayqa 6 no nordeste da Jordânia. Vários desses animais eram de porte pequeno e as ossadas reveladas mostram claros sinais de terem passado pelo trato digestivo de um carnívoro (alguns ossos digeridos, por exemplo, eram muito grandes para terem sido engolidos por humanos). Além disso, ossos de grandes canídeos (certamente de cães no estágio inicial de domesticação) foram encontrados no local, de tamanho similar aos lobos tipicamente encontrados na região.

- Continua após o anúncio -



Os pesquisadores também foram capazes de mostrar que Shubayqa 6 era ocupada por humanos durante um ano inteiro, o que sugere fortemente que os cães estavam vivendo juntos dos humanos, não apenas visitando o local quando não havia presença humana. Assim, integrados ao dia-a-dia daquela comunidade, os cães vagavam por ali livremente, se alimentando de ossos e restos de animais descartados.



Além disso, o novo estudo também mostrou que houve um drástico aumento de pequenos animais caçados em Shubayqa coincidindo com as evidências dos primeiros cães surgindo na região. Muito provavelmente, os cães eram usados principalmente para caçar ágeis animais de pequeno porte como lebres e raposas. Isso pode indicar uma mudança nos hábitos de caça, onde animais de pequeno porte eram visados individualmente e seletivamente para a caça (maiores e mais robustos), algo que poderia ter sido alcançado com os cães.

Alguns cientistas propõem que os lobos se auto-domesticaram, evoluindo comportamentos de maior aproximação com os humanos para aproveitarem as sobras de alimentos descartados. Outros propõem que os humanos começaram a criar filhotes de lobos e selecionarem os mais mansos até a completa domesticação. De qualquer forma, pelo menos no sudoeste Asiático, os humanos parecem ter ativamente empregado os primeiros cães domesticados para a caça, a partir de uma auto-domesticação inicial ou de uma seleção sistemática de lobos. A ideia de usar os lobos para a caça teria sido o fomento inicial para a domesticação desses animais pelos humanos pré-históricos?


Publicação do estudo: JAA

Leitura recomendada: Arqueólogos descobrem as imagens que podem ser as mais antigas de cães domesticados - e eles estão de coleira

Os primeiros cães parecem ter ajudado os humanos a caçarem na Ásia Os primeiros cães parecem ter ajudado os humanos a caçarem na Ásia Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 20, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]