Últimas Notícias

[5]

Gordura em excesso no meio do corpo parece encolher o cérebro



Em um estudo publicado recentemente no periódico Neurology, pesquisadores da Universidade de Loughborouh, Reino Unido, descobriram uma associação entre um maior acúmulo de tecido adiposo na região da cintura e um encolhimento do cérebro. Pessoas com uma maior razão entre circunferência abdominal e circunferência do quadril e maior índice de massa corporal (IMC) tendem a ter um menor volume cerebral.

O IMC é determinado ao se dividir o peso de uma pessoa pela sua altura. Valores acima de 30 definem a pessoa como obesa, caso a massa em excesso não seja proveniente de musculatura. Já na razão cintura/quadril, valores acima de 0,9 para homens e acima de 0,85 para mulheres caracteriza uma obesidade central, independentemente do IMC. Estudos prévios já tinham ligado o encolhimento do cérebro ao declínio da memória e a um maior risco de demência, mas era incerto se o excesso de gordura corporal era um fator de risco para essa diminuição da massa neuronal.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, o novo estudo analisou os dados clínicos de 9652 pessoas com uma média de idade de 55 anos. Desse grupo, 19% eram obesos. Os pesquisadores então coletaram as medidas de IMC e a razão cintura/quadril dessas pessoas, além de uma análise geral do excesso de gordura corporal e do estado de saúde individuais. Em seguida, os pesquisadores também realizaram um escaneamento via ressonância magnética para determinar o volume cerebral de matéria branca (axônios) e matéria cinzenta (corpos celulares, glias, neurófilos, sinapses e capilares constituintes ou associados aos neurônios) de cada um dos indivíduos analisados.

Após ajustar para outros co-fatores que podem afetar o volume cerebral, como idade, nível de atividade física, fumo e pressão sanguínea alta, os pesquisadores encontraram que as pessoas com alto IMC e, especialmente, alta razão cintura/quadril, possuíam um significativo menor volume cerebral. Um total de 1291 pessoas que tinham um alto IMC e uma alta razão cintura/quadril tinham a menor média de matéria cinzenta no cérebro: 783 centímetros cúbicos. Já 3025 pessoas com uma massa corporal adequada e bem equilibrada possuíam uma média de 798 centímetros cúbicos de matéria cinzenta, e 514 pessoas com um alto IMC mas com moderada ou baixa razão cintura/quadril tinham uma média de volume de matéria cinzenta de 793 centímetros cúbicos. Já para a matéria branca (a qual contém feixes de fibras nervosas responsáveis por conectar vária regiões do cérebro), nenhuma significativa diferença foi observada entre os grupos.

No entanto, ainda é incerto se a obesidade, principalmente quando concentrada na região abdominal, é uma consequência de anormalidades estruturais no cérebro ou a causa para essas anormalidades (no caso, atrofia da matéria cinzenta). Mais estudos ainda serão necessários para confirmar o achado - incluindo análises de populações mais diversificadas e em diferentes regiões do mundo - e para estabelecer as relações de causa/consequência. Mas esse é mais um alerta de preocupação com o excesso de gordura corporal, condição que se transformou em uma verdadeira epidemia em diversos países e está ligada a vários problemas de saúde, especialmente doenças cardíacas e câncer (1).


(1) Para mais informações, acesse: Fique alerta: A obesidade caminha junto com o câncer


Publicação do estudo: Neurology 

Referência adicional: American Academy of Neurology

Gordura em excesso no meio do corpo parece encolher o cérebro Gordura em excesso no meio do corpo parece encolher o cérebro Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 15, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]