Últimas Notícias

[5]

Cientistas criam uma madeira sintética tão boa quanto a natural e que não pega fogo


Em um estudo publicado na Science Advances desta semana, pesquisadores Chineses reportaram a criação de uma família de madeiras sintéticas tão fortes quanto a natural e que não pegam fogo.

Compósitos plástico-madeira têm sido usados há anos para finalidades diversas, especialmente para a construção de convés e cercas que não requerem lixamento e pintura. Porém, essas madeiras engenhadas geralmente não são tão fortes quanto àquela com origem natural e muitas vezes chegam a ser mais inflamáveis. Um dos componentes responsáveis pela força da madeira natural é a lignina, um complexo polímero orgânico com uma estrutura bastante ramificada que está associada com a celulose (componente principal da parede celular das plantas) e cuja função é conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a impactos/ataques.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, os pesquisadores criaram um polímero sintético que substitui com vantagens a lignina, chamado de resol. Com esse composto, eles conseguiram unir de forma estável cristalitos sintéticos de celulose para a formação de uma variedade de diferentes madeiras sintéticas onde a cor e outras propriedades podem ser alterados pelos cristalitos adicionados. À medida que os compósitos resultantes são curados, estes adotam uma estrutura similar àquela encontrada na madeira natural, levando à criação de um material altamente resistente a compressão (~45 MPa), com melhor isolamento térmico (~21 mW/m/K) e grande força. E como o resol é um retardante de fogo, esses compósitos não pegam fogo mesmo quando expostos a uma chama aberta. 

E outra grande vantagem é que, enquanto as árvores demoram décadas para crescer, a versão sintética nova toma forma em apenas algumas horas. Esse novo avanço se soma a outro recente método de otimização da madeira que a torna mais forte do que o aço (1).

  

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: Science

Cientistas criam uma madeira sintética tão boa quanto a natural e que não pega fogo Cientistas criam uma madeira sintética tão boa quanto a natural e que não pega fogo Reviewed by Saber Atualizado on agosto 12, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]