Últimas Notícias

[5]

Hibridização parece ser essencial em eventos evolucionários de radiação adaptativa



Um estudo publicado na Nature Communications reforçou que a especiação por hibridização (1) teve um impactante papel ao longo da história evolutiva do nosso planeta. A enorme variação de espécies de peixes no Lago Tanganica, na África, parece ser só explicada via introgressão híbrida.

(1) Para saber mais sobre o assunto, acesse:

O Lago Tanganica é o mais antigo e fenotipicamente mais diversificado das três radiações adaptativas de peixes de água doce da gigantesca família Cichlidae encontradas no Leste Africano. Ali também é o berço para as mais jovens radiações paralelas na subfamília Pseudocreniabrinae (Haplochromini) nos Lagos Malawi e Victoria. Apesar da grande importância desse lago para o estudo evolucionário desses peixes, a relação entre as principais linhagens ali presentes permanecia não resolvida, assim como a escala temporal geral evolutiva da família Cichlidae.



- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, uma colaboração internacional de pesquisadores - unindo cientistas da University of Konstanz, University of Graz, Graz University of Technology e Florida State University - resolveu explorar a questão, analisando a profunda estrutura filogenética da radiação no Lago Tanganica usando um protocolo de sequenciamento de nova geração conhecido como Filogenômica Ancorada (um método de análise que otimiza a resolução de relações evolucionárias em rápidas e recentes radiações) em 500 espécies de peixes selecionadas do lago, além da análise adicional de fósseis de ancestrais extintos da família Cichlidae.

O resultado das análises revelou que a base dessa radiação parece ter dependido de eventos de hibridização, assim como na radiação da tribo Haplochromini. Para o suporte dessa hipótese, foi encontrado um forte sinal de introgressão em genes responsáveis pela visão colorida e o desenvolvimento de mandíbula, duas inovações chaves entre esses animais. Isso fortemente sugere que o processo evolutivo via hibridização facilitou esse explosivo evento de especiação em seu início. Árvores evolutivas tempo-calibradas construídas pelos pesquisadores suportaram que a radiação desses peixes no Lago Tanganica coincidiu com a formação do lago e que especiação alopátrica Gondwanana (relativo ao supercontinente Gondwana, formado no Jurássico a partir da Pangeia) - através de barreiras geográficas isolando grupos de espécimes de uma mesma espécie - concorreu com as primeiras separações na árvore na família Cichlidae.

Além de mostrarem que genes ligados a importantes inovações estavam associados com sinais de introgressão ou seleção positiva seguindo a colonização dos habitats no lago, os pesquisadores também mostraram que adaptações na dieta das espécies se revelaram como os maiores fomentadores da evolução de visão colorida.

Rápida especiação, quando aliada com oportunidade ecológica, pode dar ascensão a inúmeras espécies em um relativo curto período de tempo, através de um processo conhecido como 'radiação adaptativa', o qual marcou várias linhagens de espécies hoje conhecidas. Os novos achados sugerem que a especiação por hibridização pode ter um marcante e fundamental papel nesses eventos evolucionários.

O estudo também pode ter impactos importantes para o entendimento de como o atual cenário de mudanças climáticas pode afetar o Reino Animal, onde mosquitos transmissores de doenças de uma certa área, por exemplo, podem migrar para outras áreas experimentando mudanças no clima e hibridizar com espécies nativas, gerando novas espécies ainda mais bem adaptadas e perigosas.

Curiosidade: Nossa espécie (Homo sapiens) também evoluiu com a contribuição de hibridização, nesse caso com os Neandertais. Para saber mais, acesse:  Neandertais, arte e linguagem.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo:  Nature

Hibridização parece ser essencial em eventos evolucionários de radiação adaptativa Hibridização parece ser essencial em eventos evolucionários de radiação adaptativa Reviewed by Saber Atualizado on agosto 13, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]