Primeiro bebê a nascer no mundo quatro anos após a morte dos pais
Um casal de chineses, em 2013, congelou vários embriões esperando ter um bebê via uma fertilização in vitro. Porém, após um acidente de carro em 2013, o casal morreu. Nesse sentido, seus pais iniciaram uma verdadeira batalha para permitir o uso dos embriões congelados para a geração de um filho a partir de uma mãe de aluguel. Em dezembro do ano passado, um bebê finalmente nasceu em Laos, de acordo com o reporte do The Beijing News esta semana.
- Continua após o anúncio -
Na época do fatal acidente de carro, os embriões estavam armazenados em segurança no hospital de Nanjing, China, congelados em nitrogênio líquido a 196°C negativos. Após as intensas batalhas judiciais, os pais das vítimas do acidente conseguiram o direito de posse dos óvulos fertilizados. Esse é o primeiro caso de uma decisão judicial do tipo, sobre a herança de embriões.
Porém, mesmo de posse dos embriões, seus "avós" só podiam retirá-los do hospital de Nanjing se houvesse provas de que eles seriam armazenados em outro hospital. Isso foi problemático, porque nenhum hospital na China queria se envolver com a inédita situação. O jeito foi procurar uma alternativa além das fronteiras do país, no caso, a República Popular Democrática Lau (Laos), no sudeste Asiático.
No entanto, outro empecilho surgiu: nenhuma linha de aviação estava disposta a aceitar o recipiente contendo nitrogênio líquido e embriões congelados. No final, a única opção foi usar um carro para o transporte. Já em Laos, o embrião foi implantado no útero de uma mãe de aluguel (prática legalizada no país) e em dezembro de 2017 o bebê nasceu (um menino).
Depois de nascer, a criança, chamada de Tiantian, enfrentou outro obstáculo: conseguir uma cidadania Chinesa, já que apesar de ter nascido na China, a mãe de aluguel nativa de Laos teve que viajar para o país apenas com um visto de turista.
Como nem a mãe nem o pai originais do bebê estavam vivos, todos os quatro avós tiveram que dar amostras sanguíneas para testes de DNA provarem que a criança de fato era neta deles e que ambos os pais originais tinham nacionalidade Chinesa.
Compartilhe o artigo:
Artigo relacionado: Bebê fruto de três pessoas!
Referência: BBC News
Primeiro bebê a nascer no mundo quatro anos após a morte dos pais
Reviewed by Saber Atualizado
on
abril 12, 2018
Rating: