Últimas Notícias

[5]

Novo anticoncepcional masculino não-hormonal consegue parar os espermatozoides sem efeitos colaterais


Um novo estudo publicado ontem no PLOS ONE detalhou como um composto chamado de EP055 se liga à proteína EPPIN presente na superfície do espermatozoide para diminuir a mobilidade geral dessa célula haploide sem afetar a produção de hormônios sexuais masculinos. Os resultados do estudo tornam o EP055 uma potencial "pílula masculina" anticoncepcional que não carrega efeitos colaterais.

- Continua após o anúncio -



Atualmente, as únicas formas seguras de prevenir a gravidez a partir do lado exclusivamente masculino é através do uso de preservativos (camisinha) e da vasectomia (procedimento cirúrgico caro e de difícil reversão). Apesar de existirem já medicamentos em testes clínicos, esses visam a produção de espermatozoides (espermatogênese), afetando os hormônios naturais no homem assim como afeta os hormônios na mulher, o que já mostrou trazer fortes efeitos colaterais desagradáveis no corpo masculino.

Basicamente, o novo composto apenas desliga a capacidade do espermatozoide de nadar, limitando drasticamente o potencial de fertilização. Nos testes clínicos, realizados com macacos Rhesus (Macaca fascicularis), 30 horas após uma alta dose intravenosa de infusão com EP055, os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas com Primatas de Oregon, em Portland, Oregon, não encontraram nenhuma indicação de mobilidade normal dos espermatozoide nos machos dessa espécie, com uma redução móvel de 20% quando comparado com o período de pré-tratamento. Além disso - e o mais importante -, nenhum efeito colateral foi observado.

Após 18 dias da administração do EP055, todos os macacos mostraram sinais de completa recuperação em termos de atividade dos espermatozoides produzidos, sugerindo que o composto, de fato, é reversível a curto prazo. Isso torna a substância um forte candidato de anticoncepcional farmacológico masculino ideal.

Agora, mais testes de segurança e posteriores testes em humanos serão necessários antes do EP055 dar as caras no mercado.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: PLOS ONE

Novo anticoncepcional masculino não-hormonal consegue parar os espermatozoides sem efeitos colaterais Novo anticoncepcional masculino não-hormonal consegue parar os espermatozoides sem efeitos colaterais Reviewed by Saber Atualizado on abril 20, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]