Últimas Notícias

[5]

Sorria mais para o seu cão: cada sorriso de felicidade é uma festa canina de atividade cerebral


É bem conhecido no campo acadêmico e popular que os cães conseguem interpretar emoções humanas faciais (especialmente aquelas expressando felicidade), porém, a correlação cerebral desse processo ainda é amplamente desconhecida. Agora, um novo estudo publicado na bioRxiv, trouxe respostas para essa questão e mostrou que as manifestações de felicidade humana são mais impactantes no cérebro canino do que antes imaginado.

Usando imagens por ressonância magnética funcional (IRMf), os pesquisadores responsáveis pelo novo estudo analisaram oito cães acordados e não-condicionados. Em um primeiro experimento, os cães observaram faces humanas felizes e neutras, resultando em um aumento na atividade cerebral no córtex temporal e no caudato quando esses animais se deparavam com rostos felizes. Em um segundo experimento, os cães foram apresentados a faces humanas expressando felicidade, raiva, medo ou tristeza. Usando os resultados adquiridos no primeiro experimento, os pesquisadores treinaram uma máquina de suporte linear vetorial classificatória para discriminar entre pares de emoções no segundo experimento. O resultado foi que a máquina só conseguia discriminar entre felicidade e outras emoções.

- Continua após o anúncio -



Finalmente, os pesquisadores avaliaram todas as medidas realizadas via IRMf através de um processamento similar àquele utilizado no segundo experimento, permitindo a predição das emoções sendo observadas pelos cães. Os resultados nessa etapa mostraram que as emoções humanas são especificamente representadas no cérebro dos cães, reforçando a importância delas para a comunicação inter-espécies.

Juntando todos os resultados, ficou claro que a emoção de felicidade expressa no rosto  humano possui uma assinatura mais do que marcante para os cães, tanto que a máquina de aprendizado só conseguia separar as emoções interpretadas no cérebro canino em duas: felicidade e as outras. Outro ponto importante é que o experimento final sugere fortemente que os nossos amigos caninos realmente sabem o que estamos sentindo.

Portanto, sorria mais para o seu cão, porque isso provavelmente também vai alegrar bastante o dia dele e unir ainda mais os laços de amizade.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: bioRxiv

Sorria mais para o seu cão: cada sorriso de felicidade é uma festa canina de atividade cerebral Sorria mais para o seu cão: cada sorriso de felicidade é uma festa canina de atividade cerebral Reviewed by Saber Atualizado on março 30, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]