Últimas Notícias

[5]

Mulheres com alto condicionamento físico possuem quase 90% menos chance de desenvolver demência


De acordo com um estudo publicado no periódico Neurology® - pertencente à Academia Americana de Neurologia -, mulheres com grande condicionamento físico na meia idade possuem quase 90% menos chance de desenvolver demência (como o Alzheimer) com o avanço da idade (décadas depois) quando comparado com mulheres que possuem um moderado preparo físico. O estudo englobou quase 200 mulheres e englobou décadas de coleta de dados.


Para chegar nessa conclusão, no ano de 1968 pesquisadores pediram para que 191 mulheres com uma idade média de 50 anos (38-60 anos) realizassem exercícios físicos em uma bicicleta até a exaustão, para serem medidos o pico da capacidade cardiovascular. O pico de trabalho médio medido foi de 103 watts. Entre as mulheres analisadas, 40 alcançaram o critério para um grande nível de preparo físico do corpo - 120 watts ou mais. Do restante, 92 mulheres mostraram um preparo físico moderado e 59 mulheres estavam com um baixo preparo físico (80 watts ou menos, ou quando a atividade física tinha que ser interrompida por causa de pressão sanguínea elevada, dores no peito ou outros problemas cardiovasculares).

Nos próximos 44 anos, as mulheres foram testadas para demência seis vezes (1974, 1980, 1992, 2000, 2005, e 2009). Durante esse tempo, 44 das mulheres desenvolveram demência, englobando 5% das mulheres com alto condicionamento físico, 25% daquelas com moderado condicionamento físico, 32% daquelas com baixo condicionamento físico e 45% daquelas que não conseguiram finalizar os testes físicos. As mulheres com grande preparo físico mostraram-se 88% menos prováveis de desenvolverem demência e, quando desenvolviam, isso ocorria, na média, 11 anos mais tarde do que aquelas com moderado preparo físico, ou seja, aos 90 anos ao invés de 79.

- Continua após o anúncio -



Esses resultados sugerem que processos cardiovasculares ocorrendo na meia idade podem interferir nos riscos de demência em idades mais avançadas, reforçando a importância dos exercícios físicos como parte da rotina das pessoas desde cedo.

Porém, o estudo teve três importantes limitações: relativo pequeno número de participantes; o teste físico foi realizado apenas uma única vez, não permitindo que o condicionamento físico fosse acompanhando com o passar dos anos; e as participantes eram oriundas de um único grupo populacional - Suécia -, onde os resultados podem não refletir outras populações ao redor do mundo. De qualquer forma, não deixa de ser mais uma importante evidência científica a favor da prática de exercícios físicos em prol da saúde.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: Neurology

Mulheres com alto condicionamento físico possuem quase 90% menos chance de desenvolver demência Mulheres com alto condicionamento físico possuem quase 90% menos chance de desenvolver demência Reviewed by Saber Atualizado on março 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]