Últimas Notícias

[5]

Carros elétricos em um futuro próximo poderão recarregar via wireless enquanto você dirige


Pesquisadores da Universidade do Colorado Boulder, EUA, conseguiram criar uma nova tecnologia permitindo que futuramente os carros elétricos sejam recarregados wireless a partir de placas instaladas na estrada. Isso tornaria possível que esses veículos conseguissem viajar várias centenas - se não milhares - de milhas sem ter que parar e recarregar as baterias em algum ponto específico.

Atualmente, a maioria dos veículos elétricos conseguem viajar entre 100 e 250 milhas com uma única recarga dependendo do fabricante e do modelo. Porém, as estações de recarga ainda são escassas e bem distantes umas das outras - e isso considerando os EUA. Esse problema poderia ser facilmente resolvido com uma potente tecnologia wireless de recarga energética, no melhor estilo Tesla. E parece que finalmente alcançamos um modo de tornar isso uma realidade.

- Continua após o anúncio -



Enquanto hoje existem diversos carregadores wireless para pequenos aparelhos - como smartphones e barbeadores elétricos -, carregar sem fio um carro em pleno movimento (e alta velocidade) é algo bastante complicado, e muitos especialistas tinham colocado o desafio quase como impossível de ser resolvido. Muita energia seria necessária ser transmitida por uma grande distância física ao longo da estrada e como um carro passaria por um típica placa carregadora a grandes velocidades, ficaria próximo delas apenas por uma fração de segundo, necessitando que placas do tipo fossem colocadas a cada poucos metros para estabelecer uma recarga contínua mínima.

Além disso, enquanto um laptop necessita de 100 watts de potência para a recarga, um carro elétrico em movimento iria requerer dezenas de quilowatts de potência, ou seja, duas ordens de magnitude mais altas. Somando-se a isso, transferências via campos magnéticas (indução) - as mais comuns para esse tipo de tecnologia - gerariam altos custos de produção, aplicação e representariam sistemas frágeis para serem aplicados em estradas.

Nesse sentido, os pesquisadores resolveram voltar o foco para uma transferência de energia via campos elétricos, os quais viajam de forma relativamente linear e substancialmente reduzem os custos de desenvolvimento. Porém, o grande desafio nesse tipo de tecnologia é que o grande espaço (lacuna de ar) entre a estrada e o carro elétrico resulta em uma capacitância muito pequena na qual a energia precisaria ser transferida. Muitos cientistas achavam que transferir dezenas de quilowatts via uma capacitância tão pequena seria impossível. Mas foi aí que surgiu a ideia de aumentar a frequência dos campos elétricos.

Em um laboratório da Universidae do Colorado Boulder, pesquisadores resolveram montar um sistema otimizado de placas metálicas paralelas umas às outras e separadas por 12 centímetros. As duas placas de baixo representariam as placas de transmissão dentro das estradas, enquanto as duas placas superiores representariam as placas receptoras inseridas dentro do carro elétrico. O resultado foi positivo, e o sistema de alta frequência conseguiu acender facilmente uma lâmpada ligada à placa superior.

O novo sistema possui o potencial de transmitir quilowatts de energia em frequências na escala de mega-hertz.

Apesar do sucesso, a promissora nova tecnologia ainda deve demorar a ser utilizada na prática para a alimentação de carros elétricos nas estradas. Mas os pesquisadores já planejam utilizá-la em outras aplicações mais viáveis a curto prazo, como na alimentação de robôs e outros dispositivos eletrônicos de grande porte em fábricas e outras instalações.

Compartilhe o artigo:



Referência: ColoradoEdu

Carros elétricos em um futuro próximo poderão recarregar via wireless enquanto você dirige Carros elétricos em um futuro próximo poderão recarregar via wireless enquanto você dirige Reviewed by Saber Atualizado on março 31, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]