Últimas Notícias

[5]

Encontrado lagarto de quatro olhos que viveu há 49 milhões de anos


Um time de pesquisadores reportaram, em uma publicação hoje da Current Biology, a descoberta do único exemplar conhecido de uma criatura vertebrada e com mandíbula que apresenta um sistema de quatro olhos. A espécie, nomeada de Saniwa ensidens, viveu no planeta há cerca de 49 milhões de anos e possuía dois olhos normais e também duas estruturas visuais (fotossensíveis) - chamadas de "olhos" pineal e parapineal - no topo da sua cabeça.


A descoberta dessa peculiar configuração ocular foi feita a partir da análise de dois fósseis pertencentes a dois espécimes dessa espécie desenterrados em 1871. Detalhados por escaneamento via raios-X,  uma tomografia computadorizada revelou dois buracos no topo do crânio desse réptil. Os buracos estariam conectando o cérebro do lagarto às estruturas visuais (órgãos pineal e parapineal).

- Continua após o anúncio -



Apesar de incomuns, muitos vertebrados vivos hoje - como tartarugas, lagartos e peixes - possuem um terceiro "olho" no topo da suas cabeças, os quais são usados para amplificar a fotossensibilidade - particularmente para luzes de ondas mais curtas - e podem ser importantes para o senso de direção (orientação celestial) ou para a regulação do relógio biológico desses animais. Mas, com exceção de lampreias sem mandíbulas, o extinto lagarto é o único vertebrado conhecido a ter duas dessas estruturas (muito provavelmente via atavismo). Segundo os pesquisadores, é provável que essa espécie as usavam como um compasso, ajudando na orientação geográfica.

A descoberta também levanta questões sobre a evolução e interpretação funcional do órgão fotossensor em outras clades tetrápodes, considerando a presença do parapineal apenas no Saniwa ensidens entre os seres com mandíbula (pelo menos até onde se sabe). Além disso, o novo achado pode ajudar a responder o porquê do olho pineal ter sido perdido tantas vezes ou mantido de forma menos frequente durante a evolução dos vertebrados.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: Cell

Encontrado lagarto de quatro olhos que viveu há 49 milhões de anos Encontrado lagarto de quatro olhos que viveu há 49 milhões de anos Reviewed by Saber Atualizado on abril 02, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]