Últimas Notícias

[5]

O consumo alcoólico, mesmo moderado, está associado com graves danos no cérebro


O consumo alcoólico é um dos hábitos mais comuns ao redor do mundo e, historicamente, sempre tendeu a ser visto como inofensivo quando em moderação, apesar da sua clara e confirmada ligação nas últimas décadas com o desenvolvimento de cânceres (1). Agora, um estudo recente publicado no British Medical Journal (BMJ), investigando se o consumo moderado de álcool possui uma associação ou não associação favorável ou não favorável com a estrutura e funções cerebrais, encontrou que, mesmo em níveis moderados, o consumo alcoólico está associado com danos no cérebro, incluindo atrofia da região hipocampal.



Por causa de limitações em estudos anteriores avaliando o consumo alcoólico associado com o estado de saúde do sistema nervoso de um indivíduo, muitos resultados conflitantes na literatura científica foram sendo reportados ao longo dos anos. Em recentes publicações, o consumo leve a moderado de álcool chegou a ser associado com um menor risco de demência e uma reduzida incidência de infartos e derrames. Porém, estudos envolvendo escaneamento cerebral falharam em provar esses supostos efeitos de proteção. Em outros estudos, o consumo moderado de álcool em pessoas idosas foi associado com uma redução no volume do cérebro, aumento do tamanho ventricular, atrofia da massa cinzenta e uma redução na densidade da massa cinzenta frontal e parietal. Por outro lado, outros estudos não conseguiram provar essas associações. Em outras palavras, é um campo cheio de inconsistências.

Agora, pesquisadores britânicos, analisando todos esses estudos e os erros associados em suas execuções, resolveram realizar um trabalho de investigação científica usando os dados de consumo alcoólico reunidos prospectivamente por mais de 30 anos para averiguar a ligação entre a ingestão alcoólica e as funções e estruturas cerebrais em 550 participantes não dependentes de álcool. Os pesquisadores esperavam duas coisas: que o consumo leve (<12,5 gramas/dia) de álcool teria um papel protetor para as funções cerebrais e declínio cognitivo, e que um consumo pesado de álcool estivesse associado com efeitos negativos no cérebro e no desempenho cognitivo. E lembrando que qualquer consumo alcoólico durante a semana é computado para se fazer a média diária. Ou seja, se você abusa do consumo alcoólico apenas uma vez por semana, você pode ser um consumidor moderado ou pesado de álcool mesmo não bebendo todos os dias.


Surpreendentemente, os pesquisadores não encontraram nenhum efeito de proteção, apenas negativos. O consumo de álcool mostrou-se associado com uma atrofia na região hipocampal (área importante para a memória e com sua atrofia ligada ao Alzheimer), assim como danos na microestrutura da massa branca do cérebro (conjunto de axônios e sinapses). O consumo alcoólico pesado estava associado com a síndrome de Korsakoff, demência e atrofias ao longo de todo o cérebro. Somando-se a isso, um maior consumo de álcool estava associado com um maior declínio na fluência lexical mas não na fluência semântica ou reconhecimento de palavras. Não houve evidência de um efeito de proteção às funções e estruturas cerebrais com um consumo alcoólico leve em comparação com os abstinentes. E a relação dose dependente do maior risco de atrofia da região hipocampal foi encontrada mesmo no consumo moderado de bebidas alcoólicas.

E esses resultados são bastante consistentes e estáveis sob vários parâmetros, onde se ajustou para fatores como idade, sexo, nível educacional, QI, classe social, atividades físicas, atividades sociais, frequência de visitas a clubes, escala Framingham de risco para derrame, uso de drogas psicotrópicas e histórico de principais transtornos depressivos.

- Continua após o anúncio -



Os novos achados, ligando um consumo moderado de álcool com múltiplos marcadores de anormalidades na estrutura cerebral e função cognitiva preocupam bastante. Segundo os pesquisadores, muitas pessoas subestimam o nível do seu consumo alcoólico, achando que estão seguindo um hábito de leve ingestão de álcool mas, quando na verdade, são consumidores moderados dessa droga. Para exemplificar, quase metade dos participantes no novo estudo (indivíduos sendo analisados) eram consumidores moderados de álcool.

Nesse sentido, os autores do novo estudo pedem que mais investigações científicas sejam feitas para confirmarem os achados e alertam aos órgãos públicos de saúde que revejam os guias informativos sobre o consumo alcoólico para incluir esses novos achados e talvez reduzir as quantidades consideradas 'moderadas' de ingestão alcoólica, junto com as faixas de segurança, para proteger a saúde da população, especialmente em idades mais avançadas onde as funções e estruturas cerebrais tendem a ser mais fragilizadas e vítimas de doenças degenerativas.


(1) Importante também lembrar que o consumo de qualquer quantidade de álcool está ligado com o desenvolvimento de vários cânceres, algo ignorado pela grande maioria das pessoas e sempre sendo alertado pelas agências de saúde. Infelizmente, o glamour e poder da indústria do álcool acabam mascarando os alertas. Para saber mais e ajudar a disseminar esse alerta, acesse o artigo: Bebidas Alcoólicas e o Câncer

ATENÇÃO: O consumo alcoólico deve ser completamente cortado durante a gravidez. Mulheres não devem beber qualquer quantidade ou tipo de bebida alcoólica durante esse período. Para mais informações, acesse: Álcool e Gravidez: Nunca!

OBS.: Apesar de usarmos o termo genérico 'álcool' para nos referirmos à droga das bebidas alcoólicas, a substância ali é o etanol, um tipo de álcool. Do ponto de vista químico, 'álcool' é uma classe de substâncias, a qual inclui o metanol, etanol, propanol, etc.


Publicação do estudo: BMJ

O consumo alcoólico, mesmo moderado, está associado com graves danos no cérebro O consumo alcoólico, mesmo moderado, está associado com graves danos no cérebro Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 22, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]