Últimas Notícias

[5]

Estudo encontra que ondas de calor na menopausa podem ser precursoras da diabetes


Sem dúvida alguma, as ondas de calor são o sintoma mais comum da menopausa. Mas um novo estudo publicado recentemente no periódico Menopause mostrou que esse sintoma pode não ser apenas desconfortável e inconveniente, podendo levar - especialmente quando acompanhado por suores noturnos - a um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Ondas de calor ou fogachos, são episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia

Numerosos estudos anteriores já vinham ligando as ondas de calor com um aumento no risco de sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, mas essa é a primeira vez que a diabetes é englobada. Analisando dados de mais de 150 mil mulheres na menopausa a partir do WHI (Women´s Health Initiative), 33% delas tinham experienciado ondas de calor e qualquer incidência desse sintoma estava associado com um aumento de risco mínimo de 18% no desenvolvimento de diabetes. Além disso, quando mais severos e mais duradouros os episódios de ondas de calor, maiores os riscos, e estes eram ainda mais pronunciados se o sintoma surgisse mais tarde na menopausa e acompanhado por suores noturnos.

A diabetes é um sério problema de saúde atualmente afetando 15% das mulheres com 55 anos de idade ou mais. Sua incidência é esperada mais do que dobrar em 2050. Comparado com homens possuindo o problema, mulheres com diabetes carregam um maior riscos de serem hospitalizadas ou morrerem por causa da doença e suas complicações, o que faz ser essencial identificar a enfermidade o mais cedo possível.



A menopausa traz várias mudanças no corpo da mulher, tornando essencial uma maior atenção à saúde nessa fase e a busca pelo mais saudável estilo de vida possível. Para diminuir os riscos de graves problemas de saúde durante a menopausa, incluindo diabetes e condições cardíacas, os médicos recomendam a prática de atividades físicas regulares, sono adequado, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, largar o hábito de fumar e a adoção de uma dieta saudável, incluindo alimentos diversos e pouco industrializados. Além disso, terapias hormonais podem trazer grandes benefícios e atenuação dos sintomas da menopausa, inclusive a redução do risco de diabetes (1).


(1) Para entender mais sobre as terapias hormonais na menopausa, e as polêmicas associadas, acesse o artigo: Terapia de Reposição Hormonal na Menopausa.

Artigo recomendado: Por que a nossa menopausa é tão adiantada?


Publicação do estudo: Menopause

Estudo encontra que ondas de calor na menopausa podem ser precursoras da diabetes Estudo encontra que ondas de calor na menopausa podem ser precursoras da diabetes Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 21, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]