Estudo encontra que ondas de calor na menopausa podem ser precursoras da diabetes
Sem dúvida alguma, as ondas de calor são o sintoma mais comum da menopausa. Mas um novo estudo publicado recentemente no periódico Menopause mostrou que esse sintoma pode não ser apenas desconfortável e inconveniente, podendo levar - especialmente quando acompanhado por suores noturnos - a um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Ondas de calor ou fogachos, são episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia
Numerosos estudos anteriores já vinham ligando as ondas de calor com um aumento no risco de sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, mas essa é a primeira vez que a diabetes é englobada. Analisando dados de mais de 150 mil mulheres na menopausa a partir do WHI (Women´s Health Initiative), 33% delas tinham experienciado ondas de calor e qualquer incidência desse sintoma estava associado com um aumento de risco mínimo de 18% no desenvolvimento de diabetes. Além disso, quando mais severos e mais duradouros os episódios de ondas de calor, maiores os riscos, e estes eram ainda mais pronunciados se o sintoma surgisse mais tarde na menopausa e acompanhado por suores noturnos.
A diabetes é um sério problema de saúde atualmente afetando 15% das mulheres com 55 anos de idade ou mais. Sua incidência é esperada mais do que dobrar em 2050. Comparado com homens possuindo o problema, mulheres com diabetes carregam um maior riscos de serem hospitalizadas ou morrerem por causa da doença e suas complicações, o que faz ser essencial identificar a enfermidade o mais cedo possível.
A menopausa traz várias mudanças no corpo da mulher, tornando essencial uma maior atenção à saúde nessa fase e a busca pelo mais saudável estilo de vida possível. Para diminuir os riscos de graves problemas de saúde durante a menopausa, incluindo diabetes e condições cardíacas, os médicos recomendam a prática de atividades físicas regulares, sono adequado, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, largar o hábito de fumar e a adoção de uma dieta saudável, incluindo alimentos diversos e pouco industrializados. Além disso, terapias hormonais podem trazer grandes benefícios e atenuação dos sintomas da menopausa, inclusive a redução do risco de diabetes (1).
(1) Para entender mais sobre as terapias hormonais na menopausa, e as polêmicas associadas, acesse o artigo: Terapia de Reposição Hormonal na Menopausa.
Artigo recomendado: Por que a nossa menopausa é tão adiantada?
Publicação do estudo: Menopause
Estudo encontra que ondas de calor na menopausa podem ser precursoras da diabetes
Reviewed by Saber Atualizado
on
dezembro 21, 2017
Rating: