O Macaco-Cinomolgo pode estar cuidando melhor da higiene bucal do que você
Os Macacos-Cinomologos (Macaca fascicularis) - uma espécie de Macaco do Velho Mundo da subfamília Cercopithecinae, nativo do Sudeste Asiático - praticam uma excelente higiene bucal, segundo os achados de uma pesquisa publicada no periódico Primates
Seguindo um grupo desses primatas na vila costeira na Ilha de Great Nicobar, no leste do Oceano Índico, os pesquisadores observaram que eles mantêm seus dentes limpos com fios dentais improvisados - penas de pássaros, fibras de coco, fibras da grama, fios de nylon (de humanos/sintéticos) -, sendo a terceira espécie de macaco que já foi observada fazendo isso.
Para usar essas ferramentas de limpeza, esses macacos até planejam com antecedência, partindo fios de nylon, por exemplo, antes de usá-los pós-refeição.
Um fêmea, monitorada pelo estudo, usando um fio de metal para limpar os dentes |
- Continua após o anúncio -
O uso de fios dentais é apenas um dos modos que esses nossos primos evolucionários utilizam com alta eficiência ferramentas diversas. O estudo mostrou que eles também usam ferramentas com grande habilidade para extrair alimentos envolvidos/embalados, para o processamento de alimentos, e para a captura de invertebrados escondidos. Nesse sentido, esses primatas também chegaram até a modificar certas ferramentas para otimizar seu uso!
Essas observações sugerem que os Macacos-Cinomologos possuem um alto nível de inteligência senso-motora, a qual ajudou a evoluir tais soluções de exploração ambiental tão inovativas.
Artigo Recomendado: É válido também mencionar que estudos recentes vêm sugerindo que os fios dentais, em relação ao uso não-profissional entre a população, pode não ser uma ferramenta de limpeza tão eficiente assim, como explorado no artigo Fios dentais são inúteis?
Publicação do estudo: Springer
O Macaco-Cinomolgo pode estar cuidando melhor da higiene bucal do que você
Reviewed by Saber Atualizado
on
novembro 25, 2017
Rating: