Últimas Notícias

[5]

Fique alerta: termografia não substitui a mamografia


Cerca de 1 em cada 8 mulheres irá ser diagnosticada com câncer de mama em algum momento da sua vida, segundo o Instituto Nacional de Câncer dos EUA. Raramente, homens também podem desenvolver esse tipo de câncer. Em anos, recentes, porém, houve um considerável declínio nas mortes relacionadas com essa doença, e uma das razões para isso têm sido o amplo uso dos exames de mamografia para detectar desenvolvimentos iniciais de tumores nas mamas, garantindo uma maior chance de recuperação caso o tratamento seja realizado tão logo o câncer tenha sido detectado.

Sobre esse assunto, esta semana o FDA (Agência de Drogas e Alimentos dos EUA) emitiu um alerta referente às falsas alegações sendo feitas em favor da termografia - um tipo de teste que mostra os padrões de calor e de circulação sanguínea na superfície da pele, ou próximo dela . Reportes de médicos e pacientes chegaram aos órgãos de fiscalização do governo norte-americano de que alguns centros de saúde estão fornecendo desinformações sugerindo que a termografia é uma alternativa à mamografia, sendo isso, supostamente, comprovado cientificamente.

NÃO existe evidência científica alguma que a termografia possa substituir a mamografia em testes de rastreamento e diagnóstico inicial do câncer de mama. No máximo, a técnica pode vir como um suporte, mas NUNCA como um método isolado de teste.

- Continua após o anúncio -



A mamografia é um teste que utiliza baixas doses de raios-X para a produção de uma imagem do tecido mamário, fornecendo informações que podem indicar um câncer mesmo antes de sinais ou sintomas surgirem. Porém, como é algo que envolve radioatividade, significativa taxa de falsos-positivos (1) e uma sensação bastante desconfortável em boa parte dos casos (já que o tecido mamário precisa ser pressionado para facilitar a formação de uma boa imagem com os raios-X), muitas mulheres já ficam inclinadas a buscarem uma alternativa ao teste e acabam acreditando nos 'milagres' da termografia.

Alguns sites até mesmo estão começando a citar que a termografia pode achar tumores nas mamas anos antes de qualquer outra técnica e que seria um método melhorado para a detecção de câncer em tecidos mamários densos. Tudo isso é mentira, sem um pigo de base científica por trás.

Uma vasta quantidade de reais evidências científicas, pelo contrário, mostram que a mamografia é ainda o único método que, de longe, melhor detecta casos iniciais de câncer de mama. Alternativa pode estar chegando, talvez, com um novo teste sanguíneo, o qual ganhou um novo estudo clínico - publicado semana passada, reforçando sua grande eficácia (2)

Nunca busque informações sobre saúde em fontes suspeitas. Tente sempre buscar uma consulta médica para tal, usando artigos de qualidade na internt apenas como um guia superficial de esclarescimentos.

Alerta do FDA: FDA Consumer

(1) Qual é a polêmica por trás da mamografia?

(2) Novo teste de sangue consegue efetivamente apontar câncer de mama, independentemente da densidade das mamas

Fique alerta: termografia não substitui a mamografia Fique alerta: termografia não substitui a mamografia Reviewed by Saber Atualizado on novembro 11, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]