Últimas Notícias

[5]

Ovelhas são capazes de reconhecer rostos humanos com enorme acuracidade


De acordo com os resultados de um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no Royal Society: Open Science, as ovelhas (Ovis aries) podem ser treinadas para reconhecerem rostos humanos de retratos fotográficos e até mesmo identificarem a foto dos seus tratadores sem um treinamento prévio.

O estudo é parte de uma série de testes aplicados em ovelhas para monitorar suas habilidades cognitivas. Devido ao relativo grande tamanho dos seus cérebros e à grande longevidade, esses animais são excelente modelos para estudar transtornos neurodegenerativos, como a doença de Huntington.

No caso do reconhecimento facial, essa é uma das mais importantes habilidades sociais humanas e engloba um complexo sistema de processamento cerebral. Nós reconhecemos rostos familiares em poucos milissegundos de exposição, e podemos identificar rostos não familiares após a apresentação desses repetidamente. Assim como outros animais sociáveis, como cães e macacos, ovelhas também podem reconhecer os rostos de outras ovelhas e humanos familiares. Porém, pouco era até agora conhecido como exatamente esses animais processavam os rostos e qual o alcance dessa habilidade.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, oito ovelhas foram treinadas para reconhecerem os rostos de quatro celebridades (atriz Emma Watson, ex-presidente Barack Obama, ator Jake Gyllenhaal, e a apresentadora britânica Fiona Bruce) de retratos fotográfricos expostos a partir de telas de computadores. Basicamente, elas foram orientadas a aprender que quando acertavam a escolha do rosto (celebridade no caso) ganhavam uma comida, mas quando falhavam, deixavam de ganhá-la.

Depois do treinamento, as ovelhas foram apresentadas a uma série de vários pares de fotografias - uma de uma celebridade e a outra de uma pessoa aleatória. Os resultados mostraram que elas continuaram reconhecendo corretamente as celebridades em 8 de cada 10 tentativas. E, para medir o quão bem elas elas conseguiam reconhecer os rostos, as fotografias foram apresentadas em ângulos diferentes (incluindo perfis) - antes os rostos apareciam sempre de frente (frontal). Como esperado, os acertos diminuíram, mas apenas por algo em torno de 15% na média, um valor de magnitude comparado ao obtido por humanos realizando os mesmos testes!


- Continua após o anúncio -



E não acaba aí. Depois dessa primeira fase de testes, os pesquisadores resolveram testar o quão bem esses animais reconheciam seus tratadores. Ao apresentar fotos deles entre outras aleatórias às ovelhas, sem estas nunca as terem visto antes, elas conseguiram identificar corretamente seus tratatadores em 7 de 10 tentativas. E o mais interessante é que na primeira vez que as fotos eram apresentadas, elas faziam uma "checagem dupla" antes de se decidirem, ou seja, visualizavam a foto aleatória, depois iam para a foto dos treinadores e repetiam o processo. Em outras palavras, elas claramente já tinham notado algo familiar entre as fotos sem nunca tê-las vistas antes.

Os pesquisadores concluíram que as ovelhas possuem uma avançada habilidade de reconhecimento facial, comparável com a dos humanos e outros primatas superiores. E, sem dúvida alguma, são animais bem inteligentes.

Bem, então na próxima vez que você interagir com uma ovelha, trate-a com muito carinho, porque ela irá certamente lembrar de você no próximo encontro.


Obs.: Os autores do estudo citam que usaram uma variedade de ovelhas não tão associadas com humanos (pouco domesticadas), o que diminui as chances delas já estarem acostumadas a reconhecerem rostos humanos através de seleção artificial (apesar disso não diminuir o mérito delas por reconhecerem rostos de uma espécie de mamífero completamente diferente). De qualquer forma, eles sugerem que testes do tipo sejam feitos com ovelhas com quase nenhuma familiaridade com humanos para comparar os resultados.


Publicação do estudo: Royal Society
Ovelhas são capazes de reconhecer rostos humanos com enorme acuracidade Ovelhas são capazes de reconhecer rostos humanos com enorme acuracidade Reviewed by Saber Atualizado on novembro 11, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]