Últimas Notícias

[5]

Descoberto importante 'comércio' de lactato na retina que impede você de ficar cego


Um estudo recente publicado no eLife mostrou que um produto residual da retina abastece parte do olho que alimenta energeticamente os bastonetes e cones, estes os quais nos possibilitam captar e transmitir a luz durante o processo de formação das imagens. Sem este resíduo, essa parte do olho "rouba" glicose da retina, levando à morte das células retinais e, provavelmente, a uma perda de visão.

Fotorreceptores são células na retina que iniciam, de fato, o processo da visão. Elas absorvem e convertem a luz em sinais elétricos. Estes sinais são enviados para outras células na retina e, finalmente, atravessam o nervo óptico para serem transportados para o cérebro, onde são processados em imagens. Existem dois tipos gerais de fotorreceptores, chamados de cones e bastonetes. Os bastonetes estão nas regiões externas da retina, e permitem que nós enxerguemos em um ambiente pouco iluminado ou escuro. Os cones residem na maior parte na porção central da retina e nos permitem perceber os mínimos detalhes visuais e cores.


Cones e bastonetes são muito ativos, necessitando de bastante energia para realizarem suas funções. Em estudos anteriores, pesquisadores já tinham mostrado que uma uma monocamada de células polarizadas entre o coroide e a retina - o epitélio pigmentar da retina (EPR) - transporta glicose do sangue para a retina, funcionando como uma barreira de trocas. Mas era incerto o porquê do EPR não manter essa glicose para si mesmo.

- Continua após o anúncio -



Agora, pesquisadores da Universidade de Washington em Seattle mostraram que os cones e os bastonetes da retina metabolizam essa glicose, convertem os subprodutos metabólicos em lactato (outro combustível celular, e famoso subproduto da fermentação lática) e, então, alimentam o RPE com esse lactato. Caso esse subproduto não seja entregue para a alimentação do RPE, as células deste acabam queimando a glicose que deveriam transportar, deixando a retina com fome e levando à morte celular na região retinal.

Lactato (íon)
De fato, a maior parte da glicose que alcança a retina é processada por uma 'glicólise aeróbica', com esse metabolismo podendo liberar massivas quantidades de lactato de um célula mesmo quando oxigênio está disponível. E talvez esse ecossistema retina-RPE seja a causa dessa preferência metabólica.

Os pesquisadores mapearam essas rotas bioquímicas a partir do estudo de culturas de células do RPE em laboratório, junto com análises isoladas de retinas de ratos. Nisso, eles descobriram que as mitocôndrias - central de energia das células - do RPE estavam queimando lactato para se sustentarem, permitindo que a glicose passasse por ali sem problema, quase no mesmo esquema de um "boi de piranha". Supressão do lactato levava a um aumento do consumo de glicose.

- Continua após o anúncio -



Esse ecossistema retina-RPE pode também explicar um longo mistério na oftalmologia: os cientistas nunca entenderam porque os cones morrem quando os bastonetes estão danificados. Possivelmente, se os bastonetes não estão funcionando como deveriam, eles podem falhar em produzir lactato, deixando o RPE com um grande déficit energético e faminto por glicose, retirando boa parte desta da dieta retinal.

As conclusões do novo estudo, se forem comprovadas por outros grupos de pesquisa e testes in vivo, podem ajudar no tratamento de doenças degenerativas relacionadas às estruturas oculares, como a degeneração macular, as quais podem estar relacionadas com esse "comércio" de lactato.

Publicação do estudo: eLife

Referência adicional: PubMed

Descoberto importante 'comércio' de lactato na retina que impede você de ficar cego Descoberto importante 'comércio' de lactato na retina que impede você de ficar cego Reviewed by Saber Atualizado on novembro 12, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]