Últimas Notícias

[5]

Dietas ricas em proteínas podem piorar danos em pessoas com problemas renais


De acordo com um novo estudo de revisão, publicado no periódico New England Journal of Medicine, dietas ricas em proteínas - as quais estão ficando mais do que populares entre homens e mulheres buscando o emagrecimento e ganho de massa muscular - podem de fato levar a danos de longo prazo nos rins de indivíduos sofrendo de doenças renais crônicas.

O alto consumo de proteína - seja através do excesso de suplementos proteicos ou alimentos ricos nesse nutriente (carnes, por exemplo) -  pode levar danos ao sistema renal comprometido ao cronicamente aumentar a pressão glomerular e a hiperfiltração. O metabolismo das proteínas no nosso corpo leva a um aumento na produção de ureia, a qual é processada nos rins, ou seja, força estes órgãos a trabalharem mais. Em pessoas com problemas renais isso por muito tempo foi suspeito de piorar o quadro do paciente, apesar de pessoas saudáveis não terem prejuízos visíveis.

- Continua após o anúncio -



Esse é um alerta importante, já que as proteínas estão sendo usadas em abuso e devido ao fato de que aproximadamente 10% da população adulta no mundo sofre com doenças renais crônicas. Esse problema de saúde é caracterizado pela presença de falhas estruturais ou funcionais nos rins por três meses ou mais, sendo geralmente progressivo e irreversível.

Como são altos os custos para a manutenção de diálises e transplantes de rins - especialmente para o bem-estar do paciente -, intervenções nutricionais podem ser uma ótima ferramenta para aumentar a longevidade e manter afastado tais problemáticos procedimentos médicos por mais tempo para milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, tais intervenções estão sendo amplamente ignoradas ao redor do mundo.

Um baixo consumo de sódio e de proteínas pode não apenas desacelerar o progresso de uma doença renal crônica como também pode servir de auxiliar terapêutico, segundo os pesquisadores responsáveis pelo novo estudo.

Publicação do estudo:  NEJM

Referência adicional: Nutrition&Metabolism
/
Dietas ricas em proteínas podem piorar danos em pessoas com problemas renais Dietas ricas em proteínas podem piorar danos em pessoas com problemas renais Reviewed by Saber Atualizado on novembro 07, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]