Últimas Notícias

[5]

Mais uma vítima das atividades humanas: lagarto Smaug giganteus



        O Smaug giganteus é uma espécie de lagarto que vive em pequenos grupos, cavando tocas nas savanas da África do Sul (é endêmico nas regiões de Highveld). Carnívoro, alimentando-se de invertebrados e vertebrados pequenos, esse réptil está enfrentando duas sérias ameaças que podem em breve extingui-lo da natureza: perda de habitat pela industrialização e avanço das plantações, e o tráfico ilegal de espécies exóticas.

         Infelizmente, essa espécie é muito popular e visada por pessoas no mundo inteiro. Isso pressiona o tráfico ilegal por causa da alta demanda. Como já é uma espécie vulnerável, quase entrando em risco de extinção, o comércio legal é muito restrito e burocrático, o que vai de encontro com a demanda crescente. Na África do Sul quem for pego com o lagarto sem documento legal de permissão, pode encarar penas acima de 20 anos de prisão ou pesadas multas.

         E, para piorar, é quase impossível reproduzi-lo em cativeiro por causa das necessidades climáticas específicas dessa espécie. Fora do seu ambiente natural, seu sistema reprodutivo é bastante prejudicado. Isso incentiva ainda mais a caça de indivíduos selvagens.

Referência: WITS

           Fica aqui, mais uma vez, o alerta para as pessoas: parem de querer animais selvagens em casa. Gatos e cães existem para isso, esses os quais já estão acostumados com o ambiente humano. Quando você compra animais exóticos, seja legal ou ilegal (prática mais comum, de longe), isso fomenta o cruel tráfico desses animais, sendo que na maior parte das vezes essas espécies selvagens morrem rapidamente no ambiente doméstico ou sofrem bastante com o estresse. Vários animais já estão em forte declínio populacional por causa do tráfico.

         O projeto do Saber Atualizado fez um artigo especial e um vídeo resumido do mesmo retratando esse grave problema:

Animais exóticos de estimação: o lado sombrio da história (Vídeo)

Animais exóticos de estimação: o lado sombrio da história (Artigo)


Mais uma vítima das atividades humanas: lagarto Smaug giganteus Mais uma vítima das atividades humanas: lagarto Smaug giganteus Reviewed by Saber Atualizado on agosto 18, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]