Últimas Notícias

[5]

Mistério sobre o que disparou o surgimento dos animais no planeta ganhou uma resposta!



Pesquisadores  do The Australian National University (ANU) parecem ter descoberto o ponto de causa e origem dos animais no planeta.

A partir de análises moleculares extraídas de rochas antigas, foi possível determinar que, há 650 milhões de anos, houve uma revolução no ecossistema com a ascensão das algas (seres fotossintetizantes unicelulares ou multicelulares).

De acordo com os pesquisadores, essa ascensão ocorreu como resultado de uma era glacial violenta, 50 milhões de anos antes, conhecida como ´Terra Bola de Neve´. As geleiras nesse período tomaram conta do globo, e, à medida que avançavam, iam quebrando rochas pelo caminho, liberando diversos nutrientes (lembram que a água expande - volume aumenta - durante o congelamento?)

Depois do clima começar a esquentar de novo, as gigantescas camadas de gelo começaram a derreter, e o fluxo de água resultante acabou levando os nutrientes retirados das rochas, entre outros dos solos, para os oceanos, tornado estes um grande berço nutricional.

Nesse ambiente rico em nutrientes, as algas, seres mais complexos, começaram a dominar os mares, estes os quais antes eram dominados pelas bactérias. Esses organismos nutritivos e geralmente grandes forneceram a base da cadeia alimentar que possibilitou a evolução de seres mais complexos, culminando no surgimento de animais.

A pesquisa foi publicada na Nature desta semana, e possui alto grau de confiança nas evidências descobertas e nos processos descritos.

Publicação do estudo:  Nature

Artigo Recomendado: Evolução Biológica é um FATO


Mistério sobre o que disparou o surgimento dos animais no planeta ganhou uma resposta! Mistério sobre o que disparou o surgimento dos animais no planeta ganhou uma resposta! Reviewed by Saber Atualizado on agosto 18, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]